OPERAÇÃO SÍSIFO: PEDRAS E PÉROLAS NA FORMAÇÃO DE LEITORES

Autores

  • Marta Morais da Costa Universidade Federal do Paraná (UFPR) e da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

DOI:

https://doi.org/10.48075/rlhm.v14i23.19579
Agências de fomento

Palavras-chave:

Leitura. Formação de leitores. Almanaque do leitor. Literatura e leitura.

Resumo

A formação de leitores, enquanto um processo infinito enquanto dura, depende de conhecidas e, em contraste, inimagináveis mediações. O papel da família, da escola, dos meios de comunicação, das bibliotecas, da crítica especializada, das editoras é por demais conhecido. Como o caminho de iniciação à leitura é formado também por atalhos, o evoluir da história humana segue apontando para inusitados percursos de formação. Dada a importância crescente da comunicação e da tecnologia, mediações se configuram em espaços e com agentes incomuns, com recursos de múltiplas linguagens, combinados e integrados. Nesta ciranda de textos, livros, guias, congressos e cursos que constituem a formação continuada de professores, as atualizações atingem também o material didático que circula em salas de aula e que embasa o trabalho de formação de leitores no espaço escolar.  Uma das propostas surgidas nestes últimos anos é o “Almanaque do leitor”, editado pela Editora Positivo em 2015-2016, que tem por princípio organizacional a relação entre literatura e formação de leitores. É composto por uma coleção de 10 volumes, que abrangem do 1º ao 5º anos do Ensino Fundamental de escolas de tempo integral, acompanhados dos textos literários e de um guia para orientar a mediação dos professores. Como autora deste Almanaque trago neste artigo certezas e dúvidas a respeito das limitações estabelecidas pela minha história de leitura presentes nos livros que escrevi.

Biografia do Autor

Marta Morais da Costa, Universidade Federal do Paraná (UFPR) e da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Doutora pela Universidade de São Paulo (USP) e Literatura Brasileira. Professora titular aposentada da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Autora de Metodologia do ensino de literatura infantil (2007), Mapa do mundo (Crônicas sobre leitura) (2009), Sempreviva, a leitura (2009) Co-autora de Teatro infantil (2016 – Prêmio Cecília Meireles da FNLIJ), Hoje tem espetáculo? Tem, sim, senhor! (2017)

Downloads

Publicado

04-08-2018

Como Citar

DA COSTA, M. M. OPERAÇÃO SÍSIFO: PEDRAS E PÉROLAS NA FORMAÇÃO DE LEITORES. Revista de Literatura, História e Memória, [S. l.], v. 14, n. 23, p. 59–70, 2018. DOI: 10.48075/rlhm.v14i23.19579. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rlhm/article/view/19579. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ CONFLUÊNCIAS ENTRE LITERATURA, CULTURA E OUTROS CAMPOS DO SABER