A CONFIGURAÇÃO DA MULHER E A VERTENTE HUMANA PRESENTE NA POÉTICA DE BALZAC E BAUDELAIRE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rlhm.v14i23.19659
Agências de fomento

Palavras-chave:

Poética. Melancolia. Negatividade. Romance Moderno.

Resumo

O tema proposto dialoga, por meio dos estudos comparados, em duas grandes referências da literatura moderna, na primeira obra A Mulher de Trinta Anos (1844), um romance de Honoré de Balzac, na segunda obra As Flores do Mal (1857), na poesia de Charles Baudelaire. No primeiro momento, será apresentado um encontro entre ambos escritores, dos quais pertencem ao mesmo cenário histórico, geográfico e literário europeu, mais precisamente a França do século XIX. Num segundo momento serão destaques a presença da mulher e a condição humana, traços marcantes e que mais os aproximam. Contudo para isso, propõe-se discorrer da análise de excertos da obra de Balzac, quais pertencem aos 89 romances que fazem parte da composição de sua grande obra A Comédia Humana (1845). Na sequência encontra-se em destarte excertos de alguns poemas de Baudelaire, quais tragam a presença da alegoria humana, que expressem sua opção pela negatividade, como categoria presente na literatura do século XIX. Nas considerações finais, destaca-se o niilismo presente nas obras em análise, um dos aspectos principais destes escritores, revelando em suas palavras, a negação e o desencantamento com o mundo social.

Biografia do Autor

Simone Maria Martins, Unioeste

Graduada em Pedagogia pela Universidade Paranaense (UNIPAR) e Ciências Sociais pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Aluna do curso de doutorado em Linguagem e Sociedade pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE).

Silvio Cesar Masquieto, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Graduado em Letras – Português e Literaturas pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT). Cursando Licenciatura em História e Especialização em História dos Movimentos e Revoluções Sociais pela Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Downloads

Publicado

04-08-2018

Como Citar

MARTINS, S. M.; MASQUIETO, S. C. A CONFIGURAÇÃO DA MULHER E A VERTENTE HUMANA PRESENTE NA POÉTICA DE BALZAC E BAUDELAIRE. Revista de Literatura, História e Memória, [S. l.], v. 14, n. 23, p. 285–307, 2018. DOI: 10.48075/rlhm.v14i23.19659. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rlhm/article/view/19659. Acesso em: 19 mar. 2024.

Edição

Seção

PESQUISA EM LETRAS NO CONTEXTO LATINO-AMERICANO E LITERATURA, ENSINO E CULTURA