‘’FOLHAS SECAS’’: REPRESENTAÇÕES FEMININAS EM CANÇÕES DE AMADO BATISTA

Autores

  • José Lucas Góes Benevides
  • Wilma dos Santos Coqueiro Doutora em Letras. Docente do Curso de Letras da Unespar/Campo Mourão.
  • Bruno Flávio Lontra Fagundes Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), campus de Campo Mourão.

DOI:

https://doi.org/10.48075/rlhm.v14i24.21015
Agências de fomento

Palavras-chave:

Representação da mulher, culpabilização feminina, Amado Batista.

Resumo

: O presente artigo pretende analisar a representação da mulher em algumas das canções do repertório de Amado Batista. Inseridas no gênero musical brega, no qual, em geral, um eu-lírico masculino trata de seus sofrimentos causados supostamente por um amor não correspondido ou uma traição. Vemos presentes tais características nas composições do cantor, cujas letras mostram a mulher como as únicas responsáveis pelo fim dos relacionamentos, descritos nas canções sob a ótica de um eu-lírico masculino. Busca-se pensar como essas mulheres são construídas e como o eu-lírico das canções  atribui às mesmas a culpabilidade do sofrimento lamentado pelo homem.

 

Biografia do Autor

Bruno Flávio Lontra Fagundes, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), campus de Campo Mourão.

Doutor em História (UFMG), professor efetivo do curso de História do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar Sociedade e Desenvolvimento (PPGSeD) e também coordenador  do Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTÓRIA), da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), campus de Campo Mourão.

Downloads

Publicado

24-12-2018

Como Citar

BENEVIDES, J. L. G.; COQUEIRO, W. dos S.; FAGUNDES, B. F. L. ‘’FOLHAS SECAS’’: REPRESENTAÇÕES FEMININAS EM CANÇÕES DE AMADO BATISTA. Revista de Literatura, História e Memória, [S. l.], v. 14, n. 24, p. 235–258, 2018. DOI: 10.48075/rlhm.v14i24.21015. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rlhm/article/view/21015. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

PESQUISA EM LETRAS NO CONTEXTO LATINO-AMERICANO E LITERATURA, ENSINO E CULTURA