“I BELONG TO THIS PLACE OF WORDS”: MEMÓRIA, PERTENCIMENTO E ESCRITURA EM BELL HOOKS

Autores

  • Ernani Silverio Hermes Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) Câmpus de Frederico Westphalen
  • Denise Almeida Silva Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) Câmpus de Frederico Westphalen

DOI:

https://doi.org/10.48075/rlhm.v15i25.21116
Agências de fomento
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)

Palavras-chave:

Memória, Identidade, Lugar, Escritura, bell hooks.

Resumo

Este trabalho busca entender como a memória se põe como um meio construtor de identidade a partir das noções de lugar e de pertencimento, e o papel da escrita nesse processo. Para tanto, tomamos como objeto de estudo a produção memorialistae ensaística da escritora afro-americana bell hooks destacando o livroBone Black: memories of girlhood (1996) e  ensaios contidos na coletânea Belonging: a culture of place (2009). A partir do corpus eleito, iremos analisar como o resgate das memórias da infância, sobretudo as atreladas ao seu lugar de origem, Kentucky, se fazem presentes no processo de construção da sua identidade.A fim de dar embasamento teórico ao estudo proposto, recorremos aos Estudos Culturais para definirmos o conceito de identidade, com apoio nos postulados de Kathryn Woodward e Tomaz Tadeu da Silva. Sobre memória, buscamos as teorias de Maurice Halbwachs, principalmente no que se refere às relações entre memória e lugar; também, nos valemos da ideia de dialética da memória e da identidade, proposta por Jöel Candau. Após a leitura dos textos de hooks, à luz das teorias elencadas, observamos que o ato da escrita impulsiona reelaboração do vivido a partir do resgate da memória, o qual, ao promover a reflexão sobre si, culmina na (re)formulação da sua identidade.

 

Biografia do Autor

Ernani Silverio Hermes, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) Câmpus de Frederico Westphalen

Acadêmico do curso de Letras - Inglês e bolsista de iniciação científica na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões. 

Denise Almeida Silva, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) Câmpus de Frederico Westphalen

Doutora em Letras pela UFRGS. Professora do Departamento de Linguística, Letras e Artes da URI-FW, atuando no Programa de Pós-Graduação em Letras - Literatura Comparada e Graduação em Letras.

Downloads

Publicado

09-08-2019

Como Citar

HERMES, E. S.; ALMEIDA SILVA, D. “I BELONG TO THIS PLACE OF WORDS”: MEMÓRIA, PERTENCIMENTO E ESCRITURA EM BELL HOOKS. Revista de Literatura, História e Memória, [S. l.], v. 15, n. 25, p. 117–129, 2019. DOI: 10.48075/rlhm.v15i25.21116. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rlhm/article/view/21116. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

PESQUISA EM LETRAS NO CONTEXTO LATINO-AMERICANO E LITERATURA, ENSINO E CULTURA