"Pygmalion". Bernard Shaw e sua adaptação cinematográfica - uma releitura cinquentenária do cânone literário

Autores

  • Líliam Cristina Marins
  • Vera Helena Gomes Wielewicki

DOI:

https://doi.org/10.48075/rlhm.v5i5.2117

Palavras-chave:

literatura, Pygmalion, adaptação cinematográica, releitura

Resumo

Este trabalho tem como objetivo realizar um estudo da adaptação da obra literária Pygmalion (1914), Bernard Shaw, para o cinema, em My fair lady (1964), observando como se deu
esse processo, dado que a famosa história do professor de fonética que enfrenta o desafio de transformar uma humilde vendedora de flores em uma dama da alta sociedade não circula apenas nas páginas do livro de Shaw, como também nas telas do cinema. A relação entre literatura e cinema existe desde os primórdios da produção cinematográfica, já que esses dois sistemas sempre estabeleceram relações de interdependência e influência de um sobre o outro. Pygmalionfoi escrito no contexto britânico de 1914, um período conflituoso devido à Primeira Guerra Mundial, o que torna evidente a crítica implacável quanto às diferenças entre as classes sociais mais e menos privilegiadas. Vale salientar que questões temporais e espaciais podem ou não interferir no processo de adaptação do livro para o cinema, o que dependerá das escolhas e objetivos do produtor e diretor. No caso da adaptação fílmica de Pygmalion, trata-se de épocas (cinqüenta anos de diferença) e culturas distintas daquelas do livro, no entanto, os figurinos, o sotaque do inglês britânico, o cenário e a caracterização dos personagens foram mantidos de acordo com a vida londrina do início do século XX. Seria interessante que essas adaptações fossem apreciadas não como uma mera transposição, mas como uma releitura, com originalidade e valor próprios.

Downloads

Publicado

01-01-2000

Como Citar

MARINS, L. C.; WIELEWICKI, V. H. G. "Pygmalion". Bernard Shaw e sua adaptação cinematográfica - uma releitura cinquentenária do cânone literário. Revista de Literatura, História e Memória, [S. l.], v. 5, n. 5, p. p. 277–289, 2000. DOI: 10.48075/rlhm.v5i5.2117. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rlhm/article/view/2117. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos