Pintura e cinema: as passagens se cruzam em "O Sétimo Selo"

Autores

  • Sheyla Sabino da Silva Mroginski
  • Acir Dias da Silva

DOI:

https://doi.org/10.48075/rlhm.v5i5.2120

Palavras-chave:

memória, cinema, imagem, morte, interlocução

Resumo

Esse trabalho tem como principal objetivo o de analisar as correlações das representações da morte, entre pinturas de Peter Brueghel e as imagens do filme "O Sétimo Selo", roteiro e direção de Ingmar Bergman. Com base em Almeida, Yates e Bakhtin, busca-se identificar aspectos relevantes do diálogo entre cinema e pintura, a fim de perceber os lugares em que se
cruzam o tema morte nas referidas obras artísticas, e, deste modo, rastrear os pontos de encontro, nas imagens, entre a linguagem pictórica e a fílmica, pelos símbolos e significações que estes textos fazem emergir da memória individual e/ou coletiva. A discussão proposta nessa pesquisa, então, consiste em buscar, no filme, as memórias e os pontos de interlocução com outras formas de linguagem. Seguindo esses matizes, vale salientar as intertextualidades presentes nas produções artísticas, pensando-se que inexiste uma obra que não carregue consigo uma gama de outros textos. Bakhtin (2000), ao propor que a língua se constitui a partir de um processo dialógico, afirma que os enunciados sempre estão envoltos por ecos e lembranças de outros enunciados, isto é, nossa fala é impregnada pela fala dos outros, o que possibilita pensar que nas produções artísticas, enquanto formas de linguagem, também ocorre essa ação dialógica. Os textos conversam entre si, um chama pelo outro, entrecruzando-se em diferentes formas de linguagem, Assim, aspira-se a discutir como a cultura, a imagem e a memória são materializadas na composição de Bergman, também, perceber os diálogos no que concerne à sociedade, arte, linguagem e cinema.

Downloads

Publicado

01-01-2000

Como Citar

MROGINSKI, S. S. da S.; DA SILVA, A. D. Pintura e cinema: as passagens se cruzam em "O Sétimo Selo". Revista de Literatura, História e Memória, [S. l.], v. 5, n. 5, p. p. 313–327, 2000. DOI: 10.48075/rlhm.v5i5.2120. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rlhm/article/view/2120. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos