MITOLOGIA, O DISCURSO DA ALMA: COMO A PSIQUE SE RELACIONA COM O PODER SOB A INTERFACE JUNGUIANA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rlhm.v15i25.21326
Agências de fomento

Palavras-chave:

Literatura, Mitologia, Psicologia

Resumo

RESUMO: Este trabalho tem por objetivo construir pontes entre a Mitologia e situações do cotidiano, como as relações do poder que encontramos desde os primórdios até a contemporaneidade. Para tanto, será demonstrado como as imagens arquetípicas presentes na mitologia demonstram, temas atemporais e universais presentes nas relações humanas, em todos os períodos da humanidade, juntamente com as lutas de classe, tema este profundamente estudado pela Análise do Discurso.  A mitologia pode ser compreendida ainda como uma forma de Linguagem que expressa comportamentos e vivencias coletivas. Jung (2011) afirma que todo mito gira em torno de um tema central e parte de uma experiencia numinosa, cuja fonte é transcendente, ou seja, é proveniente do inconsciente, indo além da consciência. Para tal, será realizado uma leitura mitológica sob a ótica da Psicologia Analítica, a fim de demonstrar as imagens arquetípicas atualizadas, que expressam vivencias coletivas presentes nas relações de poder. Estudos entre Análise do discurso e a mitologia sob a interface Junguiana possibilitam atualizar o arquétipo. Para tanto, será utilizado os pressupostos teórico-metodológicos da Análise do Discurso, possibilizando a compreensão do contexto e que se apresentam como discurso em diálogo. Será utilizado o arcabouço teórico de autores como Pêcheux (1995 e 1997), Althusser (1980 e 1985), Jung (2011), Campbel (2008), entre outros, buscando o escopo teórico sobre mitologia, relações de poder, símbolo, arquétipo, entre outros temas.  

 

 

Biografia do Autor

Adriana Goreti de Oliveira Lopes, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Em doutoramento em Literatura Comparada - UNIOESTE- Analista Junguiana. Membro do Instituto Junguiano do Paraná (2016), Membro da Associação Junguiana do Brasil (AJB) e International Association for Analytical Psychology (IAAP), Mestre em Saúde Coletiva - UERJ (2009), Psicóloga Clínica - Unipar (2004). Docente em cursos de pós-graduação em áreas de Psicologia e afins.

Downloads

Publicado

09-08-2019

Como Citar

LOPES, A. G. de O. MITOLOGIA, O DISCURSO DA ALMA: COMO A PSIQUE SE RELACIONA COM O PODER SOB A INTERFACE JUNGUIANA. Revista de Literatura, História e Memória, [S. l.], v. 15, n. 25, p. 143–155, 2019. DOI: 10.48075/rlhm.v15i25.21326. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rlhm/article/view/21326. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

PESQUISA EM LETRAS NO CONTEXTO LATINO-AMERICANO E LITERATURA, ENSINO E CULTURA