A CASA DUPLICADA NO CONTO A ÚLTIMA NÉVOA, DE MARIA LUISA BOMBAL

Autores

  • Fernanda de Mello Veeck Universidade Federal do Rio Grande do Sul / Programa de Pós-Graduação em Letras.
  • Amanda Leonardi de Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Sul / Programa de Pós-Graduação em Letras.

DOI:

https://doi.org/10.48075/rlhm.v15i25.21977
Agências de fomento

Palavras-chave:

Duplo, Espaços físicos, Edgar Allan Poe, Conto, A última névoa, Maria Luiza Bombal

Resumo

O tema do duplo é recorrente na literatura ao longo do tempo, sua origem, de acordo com Otto Rank, em sua obra The Double (1971), remete à antiguidade. Segundo o autor para os antigos gregos e egípcios a alma seria uma imagem duplicada do corpo. O conceito do duplo não está restrito às literaturas de línguas anglo-saxônicas, sistema literário ao qual pertencem os célebres William Wilson (1839), de Edgar Allan Poe e O Médico e o Monstro (1885), de Robert Louis Stevenson, mas também pode ser encontrado em obras de diferentes países. Outro célebre exemplo pertence à literatura russa: obra O duplo (1846), de Fiódor Dostoiévski. Todavia, o conceito do duplo perpassa o século XIX, reverberando no século XX, em obras instigantes como A última névoa (1935), conto da escritora chilena Maria Luisa Bombal, que embora pouco conhecida no Brasil na atualidade, é considerada uma das mais expressivas autoras latino-americanas. O presente estudo tem como objetivo analisar como ocorre a duplicação dos espaços físicos no conto A última névoa.

Biografia do Autor

Fernanda de Mello Veeck, Universidade Federal do Rio Grande do Sul / Programa de Pós-Graduação em Letras.

Graduada no curso de Letras (Licenciatura em Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012-2016); Mestranda do Programa de Pós-Graduação do Instituto de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Área de Concentração: Estudos de Literatura; Linha de Pesquisa: Teoria, Crítica e Comparatismo), com ingresso em 2017; Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Amanda Leonardi de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul / Programa de Pós-Graduação em Letras.

Graduada em Letras, bacharelado, com ênfase em língua inglesa, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009-2014). Mestranda do Programa de Pós-Graduação do Instituto de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Área de Concentração: Estudos de Literatura; Linha de Pesquisa: Sociedade, (Inter)textos e Tradução nas Línguas Estrangeiras Modernas), com ingresso em 2018.

Downloads

Publicado

09-08-2019

Como Citar

VEECK, F. de M.; DE OLIVEIRA, A. L. A CASA DUPLICADA NO CONTO A ÚLTIMA NÉVOA, DE MARIA LUISA BOMBAL. Revista de Literatura, História e Memória, [S. l.], v. 15, n. 25, p. 266–281, 2019. DOI: 10.48075/rlhm.v15i25.21977. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rlhm/article/view/21977. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

PESQUISA EM LETRAS NO CONTEXTO LATINO-AMERICANO E LITERATURA, ENSINO E CULTURA