CONFLITOS E TROCAS CULTURAIS EM RELATO DE UM CERTO ORIENTE E DOIS IRMÃOS, DE MILTON HATOUM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rlhm.v15i26.22867
Agências de fomento

Palavras-chave:

Patriarcalismo, Matriarcalismo, Relato de um certo Oriente, Dois irmãos.

Resumo

O presente artigo concentra-se na análise comparativa entre os romances Relato de um certo Oriente (1989) e Dois irmãos (2000), de Milton Hatoum. Buscou-se comparar as influências culturais e sociais no mosaico étnico que compõe a população de Manaus, com destaque especial para os imigrantes libaneses e sua relação com os indígenas, pois este é um dos motes principais das obras em análise. O foco principal da análise centra-se no comportamento das personagens de duas famílias de origem libanesa nas quais, no novo contexto cultural, os pais perderam o controle sobre alguns de seus filhos. Em meio às disputas e às mudanças no modelo de criação dos filhos, os pais, originários de uma cultura ainda fortemente patriarcal, são suplantados pelas mães que se tornam as matriarcas da família. Ao assumiram as rédeas da família, tais matriarcas, em função de um amor desmedido e de um comportamento permissivo em relação aos filhos homens, contribuem para a decadência familiar. Assim, a presente tese concentra-se nas questões migratórias, na violência social, nos embates culturais e na formação da família de libaneses e seus descendentes em Manaus e também se atém ao choque entre tal cultura e a dos indígenas, cruelmente explorados nas obras em análise. Todas estas questões apontam para a fragmentação das relações sociais e do sujeito na sociedade contemporânea.

Biografia do Autor

Marcos Douglas Bourscheid Pereira, UNIOESTE

Graduado em Letras Português/Espanhol pela Unioeste; graduado em Filosofia pela UNIPAR; Especialização em Metodologia de Ensino pela Faculdade São Judas Tadeu; Mestre em letras pela UEM. Doutor em Letras pela Unioeste.

Downloads

Publicado

31-01-2020

Como Citar

BOURSCHEID PEREIRA, M. D. CONFLITOS E TROCAS CULTURAIS EM RELATO DE UM CERTO ORIENTE E DOIS IRMÃOS, DE MILTON HATOUM. Revista de Literatura, História e Memória, [S. l.], v. 15, n. 26, p. 26–44, 2020. DOI: 10.48075/rlhm.v15i26.22867. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rlhm/article/view/22867. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

PESQUISA EM LETRAS NO CONTEXTO LATINO-AMERICANO E LITERATURA, ENSINO E CULTURA