O ETHOS DE IRACEMA: ANÁLISE RETÓRICA DA VOZ FEMININA NA OBRA DE JOSÉ DE ALENCAR

Autores

  • Renan Paulo Bini Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.48075/rlhm.v15i26.23457
Agências de fomento
Capes

Palavras-chave:

Retórica, Ethos, Iracema.

Resumo

Objetiva-se, neste artigo, identificar, na perspectiva da Retórica, como o Ethos e o Pathos materializam-se linguisticamente no romance Iracema, de José de Alencar, publicado em 1865. Parte-se da perspectiva de que a argumentação ocorre a partir de aspectos do Orador (Ethos), do auditório (Pathos) e do discurso (Logos). Aplica-se a análise com base nos estudos de Perelman e Tyteca (2017), Maingueneau (2016), Eggs (2016), entre outros autores. Este trabalho possibilitará evidenciar o caráter argumentativo presente em textos literários, bem como, a partir da análise dos aspectos exteriores da obra, detectar a tentativa do autor que, influenciado pelo movimento Romântico brasileiro, incorpora aspectos de brasilidade ao livro, considerando como estas características manifestam-se no Ethos da protagonista.

Biografia do Autor

Renan Paulo Bini, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutorando e Mestre em Letras, linha de pesquisa: Estudos da Linguagem - Descrição dos Fenômenos Linguísticos, Culturais, Discursivos e de Diversidade na Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste; Especialista em Gestão de Marketing, Propaganda e Vendas e graduado em Comunicação Social - habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel - UNIVEL; Acadêmico do curso de Letras Português/Italiano na Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste. Atualmente, é bolsista da Capes.

Downloads

Publicado

31-01-2020

Como Citar

BINI, R. P. O ETHOS DE IRACEMA: ANÁLISE RETÓRICA DA VOZ FEMININA NA OBRA DE JOSÉ DE ALENCAR. Revista de Literatura, História e Memória, [S. l.], v. 15, n. 26, p. 45–58, 2020. DOI: 10.48075/rlhm.v15i26.23457. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rlhm/article/view/23457. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

PESQUISA EM LETRAS NO CONTEXTO LATINO-AMERICANO E LITERATURA, ENSINO E CULTURA