A PICARESCA DESDE A ACULTURAÇÃO É SUBLIMAÇÃO

Autores

  • Adriana Carolina Hipólito de Assis UFSC

DOI:

https://doi.org/10.48075/rlhm.v16i27.23572
Agências de fomento
CAPES

Palavras-chave:

picaresca, sublimação, aculturação, Octavio Paz

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo verificar o processo de aculturação mexicano a partir da leitura de Serge Gruzinski, Jacques Lafaye observando a obliteração do índio via hibridização e miscigenação consanguínea e que esse processo possibilitou a partir da negação dos desejos uma escritura sublimada e, sobretudo imitada – pois a maioria dos índios mexicanos catequisados eram gentis imitadores de seus senhores – que reescrevia a memória de seu povo hibridizando a religião e a imago dos desejos para serem aceitos. Esse processo de aculturação apresenta um substrato que também pode ser lido de forma analítica. Cabe ainda discutir que essas imitações - ícone da fome na psique e da presença do real lacaniano -, relaciona-se aos textos e a arte picaresca, bastante explorada por Octavio Paz no ensaio Conjunciones y Disyunciones, que discute por dentro a Picardia Mexicana, de Armando Jimenez.

Biografia do Autor

Adriana Carolina Hipólito de Assis, UFSC

Possui graduação em Língua e Literatura Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1995), mestrado em Literatura e Crítica Literária pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006) e doutorado em Pós-Graduação em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (2018). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura, atuando principalmente nos seguintes temas: mitopoética, literatura infantil, poesia concreta, critica literária, Octavio Paz, picaresca, corpo em Jacques Lacan.

Downloads

Publicado

06-08-2020

Como Citar

ASSIS, A. C. H. de. A PICARESCA DESDE A ACULTURAÇÃO É SUBLIMAÇÃO. Revista de Literatura, História e Memória, [S. l.], v. 16, n. 27, p. 295–311, 2020. DOI: 10.48075/rlhm.v16i27.23572. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rlhm/article/view/23572. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

PESQUISA EM LETRAS NO CONTEXTO LATINO-AMERICANO E LITERATURA, ENSINO E CULTURA