SÃO GONÇALO DO AMARANTE: A IMAGEM, A REPRESENTAÇÃO, O SAGRADO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rlhm.v16i27.23859
Agências de fomento
Universidade Federal de Uberlândia

Palavras-chave:

São Gonçalo do Amarante, representação, sagrado, Jerusalém.

Resumo

A proposta deste artigo é refletir sobre a representação da imagem de São Gonçalo do Amarante na peça O prodígio de Amarante, de Antônio José da Silva, também conhecido como o Judeu. Para isso serão levados em conta, principalmente, os estudos de Carlo Ginzburg sobre o conceito de representação, presentes na obra Olhos de madeira: nove reflexões sobre a distância, mais precisamente no ensaio intitulado Representação: a palavra, a ideia, a coisa. Além disso, a fundamentação teórica deste estudo compreenderá os estudos de Karen Armstrong referentes às questões do mito e de Jerusalém, de Mircea Eliade sobre o sagrado e de Carl Gustav Jung e suas contribuições no que diz respeito aos arquétipos e ao inconsciente coletivo.

Biografia do Autor

Arlene Rosa Eustáquio, Universidade Federal de Uberlândia

Professora de Língua Portuguesa e doutaranda em Teoria Literária pela Universidade Federal de Uberlândia

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Publicado

06-08-2020

Como Citar

EUSTÁQUIO, A. R. SÃO GONÇALO DO AMARANTE: A IMAGEM, A REPRESENTAÇÃO, O SAGRADO. Revista de Literatura, História e Memória, [S. l.], v. 16, n. 27, p. 326–344, 2020. DOI: 10.48075/rlhm.v16i27.23859. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rlhm/article/view/23859. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

PESQUISA EM LETRAS NO CONTEXTO LATINO-AMERICANO E LITERATURA, ENSINO E CULTURA