MEMÓRIA, CONTROLE E HISTÓRIA: UMA ANÁLISE DE NACIÓN VACUNA (2017) DE FERNANDA GARCÍA LAO

Autores

  • Kelly Luciana Bueno Universidade Federal da Integração Latino- Americana - UNILA
  • Antonio Rediver Guizzo Universidade Federal da Integração Latino-Americana - UNILA

DOI:

https://doi.org/10.48075/rlhm.v16i27.24466
Agências de fomento
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES

Palavras-chave:

Nación Vacuna, Biopolítica, Controle, Memória, Literatura argentina.

Resumo

Em Nación Vacuna (2017), de Fernanda García Lao, a Argentina se encontra dividida. Dois anos após a vitória da Guerra das Malvinas, os soldados argentinos ainda não podem retornar para casa, uma vez que o inimigo, antes de sua retirada estratégica, envenenou em segredo as águas, derramando até a última gota do combustível argentino. Os que não morreram, tornaram-se vítimas da própria loucura. Com a possibilidade de contágio, os soldados, conhecidos como los envenenados de las M, permanecem isolados na ilha até que uma solução seja encontrada. Uma Junta é formada para governar o país, e algumas medidas se tornam necessárias, dentre elas, um projeto que promete a salvação da pátria argentina. A partir desse contexto percebe-se que, através de mecanismos biopolíticos e a declaração de um estado de exceção, o poder soberano se torna capaz de recriar a história argentina através da manipulação dos cidadãos. O controle da história serve, nesse caso, para administrar os afetos da população pelo governo, garantindo a coesão social necessária. Para compreender como, dentro da narrativa, o governo manipula a verdade e reformula a história do país, será utilizado como aporte teórico principal as considerações de teóricos como Giorgio Agamben e Michel Foucault.

Biografia do Autor

Kelly Luciana Bueno, Universidade Federal da Integração Latino- Americana - UNILA

Graduada em Secretariado Executivo -Unioeste. Graduanda em Letras Português Espanhol como línguas Estrangeiras - UNILA. Mestranda bolsista da Capes no Programa em Pós-Graduação em Literatura Comparada - UNILA.

Antonio Rediver Guizzo, Universidade Federal da Integração Latino-Americana - UNILA

Professor Doutor Adjunto da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). Professor no curso de graduação Letras - Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras (LEPLE). Professor e coordenador do Programa de Pós-Graduação em em Literatura Comparada (PPGLC). 

Downloads

Publicado

06-08-2020

Como Citar

BUENO, K. L.; GUIZZO, A. R. MEMÓRIA, CONTROLE E HISTÓRIA: UMA ANÁLISE DE NACIÓN VACUNA (2017) DE FERNANDA GARCÍA LAO. Revista de Literatura, História e Memória, [S. l.], v. 16, n. 27, p. 141–154, 2020. DOI: 10.48075/rlhm.v16i27.24466. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rlhm/article/view/24466. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ: MANIFESTAÇÕES DE RE-EXISTÊNCIA: A LITERATURA EM TEMPOS DE REPRESSÃO