O TEMPO DE EXU: NECROPOLÍTICA, HISTÓRIA E MEMÓRIA EM KINDRED

Autores

  • Sara Martins Ramos Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)

DOI:

https://doi.org/10.48075/rlhm.v16i27.24517
Agências de fomento
Emerson Pereti, Universidade Federal da Integração Latino-Americana

Palavras-chave:

Kindred, Exu, tempo, memória, necropolítica.

Resumo

O presente artigo propõe-se a investigar as implicações de tempo, história e memória exploradas em Kindred: Laços de Sangue, da escritora afroamericana Octavia Butler. Publicado originalmente em 1979, Kindred é narrado em primeira pessoa por Dana, uma escritora negra de 26 anos que é transportada para outro tempo e espaço (a plantação), repetidamente, sempre com o intuito inicial de salvar a vida de um antepassado branco. A relação entre o deslocamento temporal e a memória colonial serão entrelaçadas à cosmologia Nagô de tempo não linear, sobretudo pelo princípio de Exu que esfacela a noção de História enquanto progressão contínua, para pensar as estratégias narrativas utilizadas pela autora. Partindo da noção de necropolítica e da experiência do tempo, propõe-se igualmente refletir as imbricações entre trauma, corpo, memória e resistência.

 

Biografia do Autor

Sara Martins Ramos, Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)

Graduada em Comunicação Social - Produção Editorial pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO/UFRJ). Tem interesse nas áreas de Comunicação, Literatura, Filosofia, Cultura Popular e Estudos de Gênero e Raça. Com enfoque interdisciplinar, pesquisa narrativas da memória diaspórica e do corpo negro. Atualmente, é mestranda em Literatura Comparada na Universidade Federal da Integração Latino-americana (UNILA).

Downloads

Publicado

06-08-2020

Como Citar

RAMOS, S. M. O TEMPO DE EXU: NECROPOLÍTICA, HISTÓRIA E MEMÓRIA EM KINDRED. Revista de Literatura, História e Memória, [S. l.], v. 16, n. 27, p. 155–175, 2020. DOI: 10.48075/rlhm.v16i27.24517. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rlhm/article/view/24517. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ: MANIFESTAÇÕES DE RE-EXISTÊNCIA: A LITERATURA EM TEMPOS DE REPRESSÃO