Metaficção historiográfica e paródia gótica em Alias Grace, de Margaret Atwood

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rlhm.v16i28.24541
Agências de fomento

Palavras-chave:

Margaret Atwood, Literatura Gótica, metaficção

Resumo

Este estudo tem como objetivo investigar como o romance Alias Grace (1996), de Margaret Atwood, usa a metaficção para se conectar com, construir a partir de e desafiar as convenções do gênero literário Gótico. Para tal, usamos os conceitos de metaficção historiográfica e paródia como definidos por Hutcheon (1988). A partir desse referencial teórico, Alias Grace é analisado como uma paródia Gótica. Conclui-se que o romance apresenta uma perspectiva fragmentada e descentralizadora, desafiando interpretações absolutas dos registros históricos assim como do passado literário. Similarmente, ele também desafia convenções estabelecidas ao decorrer da história da literatura, incorporando diversas referências irônicas às narrativas Góticas. Além disso, o texto incorpora ambos Gótico Masculino e Gótico Feminino, com cada tradição criticamente espelhando a outra.

Biografia do Autor

Jaqueline Bohn Donada, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Jaqueline Bohn Donada é doutora em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e professora adjunto da Universidade Tecnológica Federal do Paraná desde 2012. A professora atua nas áreas de Literaturas de Língua Inglesa e estudos da tradução e dedica-se à pesquisa da teoria, do ensino e da tradução do romance de língua inglesa entre o romantismo e a contemporaneidade.

Carolina de Mello Guimarães, Universidade de São Paulo

Carolina de Mello Guimarães é mestranda em Estudos da Tradução pela Universidade de São Paulo (USP), licenciada em Letras Português-Inglês pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e professora de Língua Inglesa.

Downloads

Publicado

22-12-2020

Como Citar

BOHN DONADA, J.; GUIMARÃES, C. de M. Metaficção historiográfica e paródia gótica em Alias Grace, de Margaret Atwood. Revista de Literatura, História e Memória, [S. l.], v. 16, n. 28, p. 94–107, 2020. DOI: 10.48075/rlhm.v16i28.24541. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rlhm/article/view/24541. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ LITERATURA E INTERARTES, DESDOBRAMENTOS ESTÉTICOS E CULTURAIS