RELATO DE UMA BÁRBARA MORTE: HISTÓRIA E LITERATURA NO CORDEL “O PADRE HENRIQUE E O DRAGÃO DA MALDADE" DE PATATIVA DO ASSARÉ

Autores

  • Carlos Augusto Pegurski Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Rogério Caetano de Almeida Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
  • Marcelo Fernando de Lima Universidade Tecnológica Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.48075/rlhm.v16i27.24791
Agências de fomento

Palavras-chave:

Literatura brasileira, História, Ditadura civil-militar, Patativa do Assaré

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar o poema de cordel “O Padre Henrique e o Dragão da Maldade”, escrito por Patativa do Assaré sobre o assassinato de um padre pernambucano que integrou a resistência no pior período da repressão da ditadura civil-militar, logo após a publicação do AI-5. Buscamos traçar uma relação entre o texto e os aspectos históricos que fazem parte da reflexão trazida pelo autor. Para além de identificar os elementos literários, observamos como esses recursos são usados para que o poema consiga denunciar crimes praticados durante o regime ditatorial. 

Biografia do Autor

Carlos Augusto Pegurski, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Possui graduação em Gestão Pública pela UFPR/IFPR (2011), especialização em Planejamento e Governança Pública pela UTFPR (2013) e especialização em Literatura Brasileira e História Nacional (2019). É graduando em Administração no Centro Universitário UniDomBosco. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Pública na área de educação.

Rogério Caetano de Almeida, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Doutor em Letras (USP), professor do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens (PPGEL) da UTFPR em Curitiba.

Marcelo Fernando de Lima, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutor em Letras (UFPR), professor-adjunto da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - Câmpus Curitiba, atuando no Departamento Acadêmico de Linguagem e Comunicação (DALIC), nas graduações em Letras e em Comunicação Organizacional e no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens (PPGEL).

Downloads

Publicado

06-08-2020

Como Citar

PEGURSKI, C. A.; ALMEIDA, R. C. de; LIMA, M. F. de. RELATO DE UMA BÁRBARA MORTE: HISTÓRIA E LITERATURA NO CORDEL “O PADRE HENRIQUE E O DRAGÃO DA MALDADE" DE PATATIVA DO ASSARÉ. Revista de Literatura, História e Memória, [S. l.], v. 16, n. 27, p. 44–60, 2020. DOI: 10.48075/rlhm.v16i27.24791. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rlhm/article/view/24791. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ: MANIFESTAÇÕES DE RE-EXISTÊNCIA: A LITERATURA EM TEMPOS DE REPRESSÃO