Una lectura burlesca de la independencia de Brasil: "O Chalaça", de José Roberto Torero (1994)

Autores

  • Gilmei Francisco Fleck

DOI:

https://doi.org/10.48075/rlhm.v6i8.5332

Palavras-chave:

Reescrituras da história, novo romance histórico latino-americano, narrativa brasileira contemporânea, José Roberto Torero, Chalaça (1994)

Resumo

Os fatos históricos envolvendo as diferentes circunstâncias que deram origem aos
processos de independências na América latina são um material rico e substancial para a escrita
híbrida de história e ficção na qual se configuram as diferentes modalidades de romances históriocs
contemporâneos. Ao longo desse texto buscamos analisar como se dá a reescritura, pela ficção,
desse processo de independência no contexto brasileiro na obra Galantes memórias e admiráveis
aventuras do virtuoso Conselheiro Gomes, o Chalaça (1994), de José Roberto Torero. Nessa
obra, embora o foco narrativo seja o Chalaça, D. Pedro I – o Imperador do Brasil – é personagem
de destaque e sua configuração recebe tratamentos paródicos e carnavalizados, os quais humanizam
o herói sacralizado pelo discurso historiográfico. Destacamos também a forte intertextualidade
da escrita de Torero com a tradição hispânica da novela picaresca.

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Publicado

01-01-2000

Como Citar

FLECK, G. F. Una lectura burlesca de la independencia de Brasil: "O Chalaça", de José Roberto Torero (1994). Revista de Literatura, História e Memória, [S. l.], v. 6, n. 8, p. p. 77–84, 2000. DOI: 10.48075/rlhm.v6i8.5332. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rlhm/article/view/5332. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

2010: Reflexões sobre o Bicentenário de Independências na América