O CRIME DE SYLVESTRE BONNARD, MEMBRO DO INSTITUTO, DE ANATOLE FRANCE: UMA DRAMATIZAÇÃO DOS DILEMAS DA ERUDIÇÃO HISTÓRICA

Autores

  • Paulo Rodrigo Andrade Haiduke

DOI:

https://doi.org/10.48075/rlhm.v7i10.5662
Agências de fomento
CAPES

Palavras-chave:

Sylvestre Bonnard, Anatole France, literatura francesa, experiência moderna, história francesa

Resumo

Este artigo se concentra na análise do romance de Anatole France (na verdade François-Anatole Thibault – 1844-1924) intitulado O crime de Sylvestre Bonnard, membro do Instituto, publicado originalmente em 1881. Ele busca levantar questões sobre a experiência moderna no final do século XIX na França, através do referido romance. O texto é parte de um projeto de doutorado que se encontra em andamento, e que tem como foco central entender como o romance escrito por Marcel Proust (1871-1922) intitulado A la Recherche du Temps Perdu (publicado originalmente em Paris entre 1913 e 1927) se consolidou já em seu contexto de publicação como testemunho, memória e representação da Belle Époque parisiense. Nesta análise do romance de Anatole France, destaca-se principalmente a figura da personagem principal, Sylvestre Bonnard, enquanto paradigmático de uma trajetória de erudito-intelectual, historiador e filólogo que busca durante toda sua vida encontrar as origens francesas. Bonnard é representado por Anatole France como um erudito envelhecendo ao longo do século XIX, que durante sua busca vai paulatinamente perdendo a fé na própria atividade que exerce: os estudos históricos e filológicos. Ele aparece no romance como símbolo de uma época que sentiu profundamente a perda da confiança na modernização, na razão, na ciência e no positivismo.

Downloads

Publicado

16-12-2011

Como Citar

HAIDUKE, P. R. A. O CRIME DE SYLVESTRE BONNARD, MEMBRO DO INSTITUTO, DE ANATOLE FRANCE: UMA DRAMATIZAÇÃO DOS DILEMAS DA ERUDIÇÃO HISTÓRICA. Revista de Literatura, História e Memória, [S. l.], v. 7, n. 10, 2011. DOI: 10.48075/rlhm.v7i10.5662. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rlhm/article/view/5662. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

PESQUISA EM LETRAS NO CONTEXTO LATINO AMERICANO