A POÉTICA DO RELATO REAL EM: "SOLDADOS DE SALAMINA"

Autores

  • Flavio Pereira

DOI:

https://doi.org/10.48075/rlhm.v7i10.5898

Palavras-chave:

Soldados de Salamina, Javier Cercas, David Trueba, ficção, cinema e história, metaficção

Resumo

Soldados de Salaminaé o título do romance de maior sucesso de Javier Cercas e do filme homônimo de David Trueba. A obra literária se apresenta como um relato metaficcional que discute o processo de construção do que o autor denomina “relato real”, que está vinculado em sua origem a fatos e tramas históricas/reais, relacionadas às biografias dos escritores Antonio Machado e, sobretudo, de Rafael Sánchez Mazas, um dos ideólogos da Falange Espanhola. O romance e o filme se apresentam como uma busca de um “segredo essencial” figurativizado no olhar do miliciano anônimo que teria preservado a vida de Sánchez Mazas num episódio decisivo e dramático de sua trajetória. Neste trabalho, pretendemos refletir sobre como o filme de David Trueba transpõe para a construção do relato cinematográfico os elementos que permitem identificar no filme os vínculos com os referentes extratextuais históricos/reais. Trata-se de uma leitura comparativa que pretende fugir ao lugar comum da discussão sobre a “fidelidade”, a “originalidade” ou a presumida “superioridade” do filme frente ao romance ou vice-versa. Em vez disso, toma-se um elemento relevante na poética do romance metaficcional para verificar se de alguma forma se reflete no filme esta tensão entre “ficção” e “realidade” e os efeitos de sentido derivados.

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Publicado

21-12-2011

Como Citar

PEREIRA, F. A POÉTICA DO RELATO REAL EM: "SOLDADOS DE SALAMINA". Revista de Literatura, História e Memória, [S. l.], v. 7, n. 10, 2011. DOI: 10.48075/rlhm.v7i10.5898. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rlhm/article/view/5898. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ LITERATURA, HISTÓRIA E MEMÓRIA