A POÉTICA DO RELATO REAL EM: "SOLDADOS DE SALAMINA"
DOI:
https://doi.org/10.48075/rlhm.v7i10.5898Palavras-chave:
Soldados de Salamina, Javier Cercas, David Trueba, ficção, cinema e história, metaficçãoResumo
Soldados de Salaminaé o título do romance de maior sucesso de Javier Cercas e do filme homônimo de David Trueba. A obra literária se apresenta como um relato metaficcional que discute o processo de construção do que o autor denomina “relato real”, que está vinculado em sua origem a fatos e tramas históricas/reais, relacionadas às biografias dos escritores Antonio Machado e, sobretudo, de Rafael Sánchez Mazas, um dos ideólogos da Falange Espanhola. O romance e o filme se apresentam como uma busca de um “segredo essencial” figurativizado no olhar do miliciano anônimo que teria preservado a vida de Sánchez Mazas num episódio decisivo e dramático de sua trajetória. Neste trabalho, pretendemos refletir sobre como o filme de David Trueba transpõe para a construção do relato cinematográfico os elementos que permitem identificar no filme os vínculos com os referentes extratextuais históricos/reais. Trata-se de uma leitura comparativa que pretende fugir ao lugar comum da discussão sobre a “fidelidade”, a “originalidade” ou a presumida “superioridade” do filme frente ao romance ou vice-versa. Em vez disso, toma-se um elemento relevante na poética do romance metaficcional para verificar se de alguma forma se reflete no filme esta tensão entre “ficção” e “realidade” e os efeitos de sentido derivados.
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