Disponibilidade de luz, tipo de vedação e de frasco na germinação e crescimento inicial in vitro de plântulas de cubiu (Solanum sessiliflorum Dunal)

Autores

  • Adilson Ricken Schuelter
  • Cristiane Leonardi da Luz
  • Ana Maria Scherer
  • Cristina Soares de Souza
  • Suzana Stefanello

DOI:

https://doi.org/10.18188/sap.v14i3.10212
Agências de fomento
IPEAC/UNIPAR

Palavras-chave:

luminosidade, Solanum sessiliflorum, vedação

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo avaliar os diferentes tipos de vedação e o tamanho do frasco em relação às taxas de germinação e partição de biomassa em plântulas de duas variedades de Solanum sessiliflorum Dunal. Sementes das variedades de cubiu, Santa Luzia e Thaís, foram inoculadas em frascos com diferentes tamanhos, contendo meio de cultura com Murashige e Skoog (1962), com 50% da concentração e vedados com diferentes materiais. Verificou-se encarquilhamento foliar das plântulas de ambas as variedades que foram inoculadas em frascos vedados com policloreto de vinila (PVC). As variedades Santa Luzia e Thais apresentaram alta porcentagem de germinação em frascos vedados com PVC e papel alumínio. Além disso, detectou-se que, para ambas as variedades, que o tipo de frasco e vedação interferem no acúmulo de fotoassimilados. Verificou-e-se ainda que, para a variedade Thais, existe a maior média de matéria fresca em frascos grandes e vedados com alumínio, enquanto na variedade Santa Luzia o tamanho do frasco não interfere na biomassa, mas aqueles vedados com alumínio apresentam maior massa. O acúmulo de matéria seca para a variedade Thais foi maior em frascos grandes vedados com PVC e para variedade Santa Luzia foram frascos grandes ou vedados com PVC. Ambas as variedades, quando cultivadas em frascos vedados com papel alumínio, apresentam a maior média no comprimento da parte aérea. Plântulas de cubiu cultivadas em frascos pequenos e vedados com PVC apresentaram maior comprimento radicular. Concluiu-se que o encarquilhamento foliar foi marcante em frascos vedados com PVC e o acúmulo de fotoassimilados é influenciado pelo tipo de frasco e vedação para ambas as variedades na presença de luz.

Downloads

Publicado

18-09-2015

Como Citar

SCHUELTER, A. R.; LUZ, C. L. da; SCHERER, A. M.; SOUZA, C. S. de; STEFANELLO, S. Disponibilidade de luz, tipo de vedação e de frasco na germinação e crescimento inicial in vitro de plântulas de cubiu (Solanum sessiliflorum Dunal). Scientia Agraria Paranaensis, [S. l.], v. 14, n. 3, p. 183–190, 2015. DOI: 10.18188/sap.v14i3.10212. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/scientiaagraria/article/view/10212. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos