Avaliação de mudas oriundas de sementes agroecológicas de couve chinesa (Brassica pekinensis) em dois tamanhos de bandeja

Autores

  • Lais Martinkoski
  • Gabriel Felipe Vogel
  • Rubens Fey

DOI:

https://doi.org/10.18188/sap.v13i0.11169

Palavras-chave:

emergência, agroecologia, produção de mudas

Resumo

A utilização e produção de sementes agroecológicas são alternativas promissoras a pequenos produtores inseridos na agricultura orgânica ou agroecológica. Neste contexto, o presente trabalho teve como objetivo avaliar o desempenho de sementes agroecológicas de couve-chinesa associada ao tamanho da bandeja, por meio das características das mudas na ocasião do transplante. As variáveis analisadas foram: porcentagem de emergência, altura da parte aérea, comprimento de raízes, massa verde e massa seca. O experimento foi conduzido em casa de vegetação no Departamento de Agronomia da UNICENTRO localizado em Guarapuava, PR. Utilizou-se delineamento inteiramente casualizado com esquema fatorial 2 x 2, com cinco repetições e 16 sementes por parcela, sendo consideradas para avaliação as 10 plântulas centrais em cada parcela. O primeiro fator foi composto pela origem das sementes (agroecológica e convencional), e o segundo fator foi composto por dois tamanhos de bandejas (128 e 200 células). As mudas oriundas de sementes agroecológicas demonstraram percentual de emergência, altura da parte aérea e massa verde maior com relação às convencionais. Quanto ao tamanho da bandeja, foi possível verificar que as de 128 células apresentaram-se mais eficazes quando se deseja obter mudas vigorosas, devido aos melhores resultados em altura da parte aérea, comprimento de raiz e massa verde. Não houve interação significativa entre origem da semente e tamanho da bandeja em nenhuma das variáveis analisadas. Concluiu-se que as sementes agroecológicas se apresentam como uma alternativa viável para a produção de mudas de couve-chinesa.

Downloads

Publicado

14-12-2014

Como Citar

MARTINKOSKI, L.; VOGEL, G. F.; FEY, R. Avaliação de mudas oriundas de sementes agroecológicas de couve chinesa (Brassica pekinensis) em dois tamanhos de bandeja. Scientia Agraria Paranaensis, [S. l.], v. 13, p. 329–333, 2014. DOI: 10.18188/sap.v13i0.11169. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/scientiaagraria/article/view/11169. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos