Levantamento dos principais fungicidas e inseticidas comercializados pelas agropecuárias de Bento Gonçalves para utilização na cultura da videira

Autores

  • Eder Angelo Zaffari
  • Regina da Silva Borba

DOI:

https://doi.org/10.18188/sap.v15i4.12121

Palavras-chave:

agrotóxicos, uva, Vitis spp.

Resumo

A videira é uma cultura em expansão no Brasil, e o Rio Grande do Sul compreende a maior área plantada com a cultura. A videira está sujeita ao ataque de inúmeros patógenos e pragas, e os tratamentos fitossanitários podem atingir 30% do custo de produção. Vários estudos são realizados com a finalidade de encontrar alternativas de controle, mas, o principal método utilizado ainda é o controle químico. Diante do exposto, objetivou-se com o presente trabalho, realizar um levantamento dos principais fungicidas e inseticidas comercializados nas agropecuárias de Bento Gonçalves, indicados para a cultura da videira em 2013. Realizou-se o levantamento nas agropecuárias em 2014, com a realização de entrevistas, sendo um total de seis agropecuárias consultadas. As análises foram realizadas calculando-se as frequências absoluta e relativa dos fungicidas e inseticidas mais comercializados, associados aos principais problemas fitossanitários da videira e às classificações toxicológicas e ambientais. Todos os fungicidas citados possuem registro para videira e são usados para o controle de Plasmopara viticola, causador do míldio. Em relação aos inseticidas, nem todos os citados possuem registro, sendo um sério problema na questão de resíduos nos frutos. A maioria dos produtos citados pertence à classe toxicológica III e classe ambiental II. Dentre os produtos citados, os inseticidas piretróides e organosfosforados não são seletivos aos inimigos naturais, e os neonicotinóides são extremamente tóxicos para abelhas.

Downloads

Publicado

07-12-2016

Como Citar

ZAFFARI, E. A.; BORBA, R. da S. Levantamento dos principais fungicidas e inseticidas comercializados pelas agropecuárias de Bento Gonçalves para utilização na cultura da videira. Scientia Agraria Paranaensis, [S. l.], v. 15, n. 4, p. 385–390, 2016. DOI: 10.18188/sap.v15i4.12121. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/scientiaagraria/article/view/12121. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos