Estimativa das relações interdimensionais em povoamentos homogêneos de Peltophorum dubium (Spreng.) Taub. e Parapiptadenia rigida (Benth.) Brenan

Autores

  • Ademar Novais Istchuk
  • João Alexandre Lopes Dranski
  • Ubirajara Contro Malavasi
  • Marlene de Matos Malavasi

DOI:

https://doi.org/10.18188/sap.v15i4.12225
Agências de fomento
CNPq, CAPES

Palavras-chave:

Angico-vermelho, aspectos silviculturais, canafístula, morfometria.

Resumo

Avaliações morfométricas de espécies lenhosas são fundamentais para direcionar e adequar práticas silviculturais. O ensaio objetivou estimar relações interdimensionais em árvores de P. dubium e P. rigida em povoamentos homogêneos plantados em espaçamento de 2 x 1 m com 6 anos utilizando o diâmetro do tronco à 1,3 m (DAP) como variável independente. As mensurações morfométricas incluíram a altura total e do fuste, o DAP, e o diâmetro da projeção da copa com as quais foram calculadas as relações interdimensionais comprimento da copa, proporção de copa, grau de esbeltez, índice de saliência, índice de abrangência, e o formal de copa. A análise dos resultados indicou a possibilidade de utilizar o DAP para estimar o comprimento da copa, grau de esbeltez (Ge) e o índice de saliência (Is) em árvores de P. rigida, bem como a área da copa, Ge e Is em árvores de P. dubium.

Downloads

Publicado

07-12-2016

Como Citar

ISTCHUK, A. N.; DRANSKI, J. A. L.; MALAVASI, U. C.; MALAVASI, M. de M. Estimativa das relações interdimensionais em povoamentos homogêneos de Peltophorum dubium (Spreng.) Taub. e Parapiptadenia rigida (Benth.) Brenan. Scientia Agraria Paranaensis, [S. l.], v. 15, n. 4, p. 401–407, 2016. DOI: 10.18188/sap.v15i4.12225. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/scientiaagraria/article/view/12225. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos