Interação entre bactérias Azospirillum brasilense e Herbaspirillum seropedicae com adubação nitrogenada, visando o fornecimento de nitrogênio para o milho

Autores

  • Luiz Claudio Offemann
  • Vandeir Francisco Guimaraes
  • Ricardo Felipe Braga de Souza
  • Adriano Mitio Inagaki
  • Andre Gustavo Battistus
  • Leandro Rampim

DOI:

https://doi.org/10.18188/sap.v14i0.13315
Agências de fomento
CNPq

Palavras-chave:

bactérias diazotróficas, Zea mays L., nitrogênio.

Resumo

Objetivou-se investigar a interação entre as bactérias A. brasilense e H. seropedicae associadas à adubação nitrogenada, visando o fornecimento de nitrogênio para o milho. O delineamento experimental adotado foi de blocos ao acaso, em esquema fatorial 4 x 3, com quatro repetições. O primeiro fator foi formado pelos tratamentos: sem inoculação, inoculação com H. seropedicae e A. brasilense de forma isolada e associação das duas estirpes. O segundo fator referiu-se às doses de nitrogênio de 0, 60 e 120 kg ha-1 de N. Cada parcela experimental foi constituída de seis linhas de 3,5 metros, onde foi realizada a avaliação dos componentes de produção: número de fileiras de grãos e número de grãos por fileira, massa de mil grãos, massa média de grãos por espiga e produtividade. A inoculação isolada com as bactérias dos gêneros A. brasilense (AbV5) e H. seropedicae (SmR1) resultou em ganhos em especial para massa de mil grãos, onde pode-se observar que para doses inferiores à dose máxima de nitrogênio, houve o mesmo rendimento. Não houve ganho em relação à produtividade com a utilização de inoculação das sementes de milho com rizobactérias dos gêneros A. brasilense (AbV5) e H. seropedicae (SmR1) em relação à adubação nitrogenada.

Downloads

Publicado

15-12-2015

Como Citar

OFFEMANN, L. C.; GUIMARAES, V. F.; SOUZA, R. F. B. de; INAGAKI, A. M.; BATTISTUS, A. G.; RAMPIM, L. Interação entre bactérias Azospirillum brasilense e Herbaspirillum seropedicae com adubação nitrogenada, visando o fornecimento de nitrogênio para o milho. Scientia Agraria Paranaensis, [S. l.], v. 14, p. 276–280, 2015. DOI: 10.18188/sap.v14i0.13315. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/scientiaagraria/article/view/13315. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos