Atividade antimicrobiana de extratos de vegetais sobre desenvolvimento de Macrophomina phaseolina em métodos de esterilização

Autores

  • Eloisa Lorenzetti
  • Anderson Luis Heling
  • Jeferson Carlos Carvalho
  • Juliana Yuriko Habitzreuter Fujimoto
  • Vanessa de Oliveira Faria
  • José Renato Stangarlin
  • Odair José Kuhn
Agências de fomento

Palavras-chave:

Controle alternativo, Crescimento micelial, Podridão carvão.

Resumo

Com o intuito de buscar novas medidas de proteção de plantas contra doenças, a agricultura alternativa através do uso de plantas medicinais vem sendo muito estudada. O estudo teve como objetivo avaliar o efeito do extrato de alecrim (Rosmarinus officinalis), cravo-da-índia (Syzygium aromaticum), canela (Cinnamomum zeylanicum), alho (Allium sativum) e guaco (Mikania glomerata), submetido a diferentes métodos de esterilização (banho-maria a 65ºC por 1 h, banho-maria a 85ºC por 1 h, autoclave a 110ºC por 20 min e autoclave a 120ºC por 20 min), no crescimento micelial da Macrophomina phaseolina causador da podridão carvão em diversas culturas. Foi encontrada a área abaixo da curva de crescimento micelial para cada forma de esterilização nos extratos utilizados. Os extratos de alecrim, alho e cravo-da-índia possuem potencial antifúngico para o patógeno M. phaseolina verificado para o método de esterilização: autoclavagem a 120 ºC por 20 minutos, banho maria a 65 ºC por 1 h, banho maria a 85 ºC por 1 h, respectivamente.

Downloads

Publicado

14-06-2018

Como Citar

LORENZETTI, E.; HELING, A. L.; CARVALHO, J. C.; HABITZREUTER FUJIMOTO, J. Y.; DE OLIVEIRA FARIA, V.; STANGARLIN, J. R.; KUHN, O. J. Atividade antimicrobiana de extratos de vegetais sobre desenvolvimento de Macrophomina phaseolina em métodos de esterilização. Scientia Agraria Paranaensis, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 112–118, 2018. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/scientiaagraria/article/view/16193. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos