Biometria das fibras e o ângulo microfibrilar em genótipos de eucalipto

Autores

  • Cassiana Alves Ferreira Bolsista pesquisadora na UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS em Parceria com a UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA.
  • Alessandra de Oliveira Ribeiro estudante de pós doutorado voluntário na Universidade Federal de Lavras.
  • Cláudia Viana Urbinati professora na Universidade estadual do Pará.
  • Fábio Akira Mori professor na Universidade Federal de Lavras.
Agências de fomento
CAPES

Palavras-chave:

Eucalyptus. Ângulo microfibrilar. Anatomia da madeira

Resumo

As propriedades tecnológicas da madeira podem ser influenciadas pelas características do xilema secundário, como as dimensões das fibras, o comprimento e a espessura, e, ainda, o ângulo microfibrilar na parede secundária. Diante do exposto, objetivou-se com o presente trabalho avaliar as dimensões das fibras em função do ângulo microfibrilar da madeira de seis genótipos de eucalipto, no sentido medula-casca, provenientes de três regiões de Minas Gerais. As análises biométricas das fibras foram realizadas de acordo com a norma para anatomia da madeira do comitê IAWA. Para o ângulo microfibrilar o método utilizado foi o de luz polarizada. Os genótipos se comportaram de forma distintas entre si, com destaque para os  constituídos apenas por E. urophylla que obetiveram maiores valores de biométricos das fibras. Houve diferenças significativas para comprimento e espessura da parede das fibras entre os genótipos estudados e as posições radiais. Para o ângulo microfibrilar não houve diferenças significativas entre os genótipos e as posições radiais. No entanto, houve uma tendência onde, conforme o comprimento e a espessura da parede das fibras aumentam no sentido medula-casca, o ângulo microfibrilar diminui. Os fatores genéticos e a idade dos indivíduos podem ter influenciado os resultados.

Biografia do Autor

Cassiana Alves Ferreira, Bolsista pesquisadora na UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS em Parceria com a UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA.

Bióloga. Mestre em ciências e Tecnologia (área de concentração estrutura e processamento da madeira) pela Universidade Federal de Lavras. Doutora em Botânica Aplicada pela Universidade Federal de Lavras (área de concentração estrutura e funcionamento de plantas). Especialista em identificação de madeiras e carvões, bem como anatomia ecológica da madeira. Pesquisadora no projeto de Biodegradação da madeira, uma parceria da Universidade Federal Rural da Amazônia e da Universidade Federal de Lavras.

Downloads

Publicado

24-11-2018

Como Citar

FERREIRA, C. A.; RIBEIRO, A. de O.; URBINATI, C. V.; MORI, F. A. Biometria das fibras e o ângulo microfibrilar em genótipos de eucalipto. Scientia Agraria Paranaensis, [S. l.], v. 17, n. 3, p. 352–358, 2018. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/scientiaagraria/article/view/20099. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos