Ação in vitro de quelatos aminoácido-metais sobre Colletotrichum lindemuthianum e Xanthomonas axonopodis pv. phaseoli

Autores

  • Samara Brandão Queiroz Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • José Renato Stangarlin Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • José Barbosa Duarte Júnior Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Cinthia Röder Universidade Federal do Paraná
  • Jeferson Carlos Carvalho Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Willian Bosquette Rosa Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Agências de fomento
Capes, Fundação Araucária e a Empresa NPA.

Resumo

A antracnose ocasionada pelo fungo Colletotrichum lindemuthianum e o crestamento bacteriano comum, causado por Xanthomonas axonopodis pv. phaseoli são exemplos de limitadores de produção no feijoeiro (Phaseolus vulgaris L.). As doenças de plantas podem ser controladas quimicamente, com produtos que visam inviabilizar o desenvolvimento desses microrganismos. Diante do exposto, objetivou-se com o presente trabalho avaliar os efeitos fungitóxico e bactericida de quelatos de aminoácidos-metais sobre conídios de C. lindemuthianum e células de X. axonopodis pv. phaseoli in vitro. Foram realizados dois experimentos, com delineamento experimental inteiramente casualizado, em esquema fatorial 4 x 5 (quatro tratamentos e cinco concentrações), contendo 4 repetições. As avaliações dos fungos foram realizadas em microscópio óptico, contabilizando o número de conídios não germinados e para as bactérias foram feitas contagens do número de colônias formadas. Os quelatos aminoácidos-metais de cobre, cálcio, manganês e zinco apresentaram aptidão fungitóxica ao inibirem in vitro a germinação de conídios de C. lindemuthianum, sobretudo na concentração de 0,25%. O quelato aminoácido-metal de zinco apresentou potencial antibacteriano, a partir da concentração de 0,50%, reduzindo em 67% o número de colônias de X. axonopodis pv. phaseoli.

Biografia do Autor

Samara Brandão Queiroz, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Engenheira Agrônoma, Mestre e Doutoranda em Produção Vegetal.

José Renato Stangarlin, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Professor de Fitopatologia.

Experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fisiologia e Bioquímica do Parasitismo, atuando principalmente nos seguintes temas: controle alternativo de doenças de plantas, plantas medicinais, indução de resistência, atividade antimicrobiana, fisiologia do parasitismo e homeopatia na agricultura. É líder do grupo de pesquisa 'Controles Biológico e Alternativo em Fitossanidade - COBALFI'.

José Barbosa Duarte Júnior, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Professor de Fitotecnia

Professor Associado A da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE e Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Avançadas em Fitotecnia - GEPAF. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Manejo e Tratos Culturais, atuando principalmente nos seguintes temas: Sistema de Plantio Direto, Integração Lavoura-Pecuária e Manejo de Grandes Culturas (soja, milho, girassol, canola, cana-de-açúcar e outras).

Cinthia Röder, Universidade Federal do Paraná

Engenheira Agrônoma e Doutora em Agronomia

Jeferson Carlos Carvalho, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Engenheiro Agrônomo, Mestre e Doutorando em Produção Vegetal.

Willian Bosquette Rosa, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Engenheiro Agrônomo, Mestre e Doutorando em Produção Vegetal.

Downloads

Publicado

20-04-2019

Como Citar

QUEIROZ, S. B.; STANGARLIN, J. R.; DUARTE JÚNIOR, J. B.; RÖDER, C.; CARVALHO, J. C.; ROSA, W. B. Ação in vitro de quelatos aminoácido-metais sobre Colletotrichum lindemuthianum e Xanthomonas axonopodis pv. phaseoli. Scientia Agraria Paranaensis, [S. l.], v. 18, n. 1, p. 82–87, 2019. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/scientiaagraria/article/view/21209. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos