Disponibilidade de nutrientes e elementos potencialmente tóxicos para as plantas de hissopo em solo arenoso sob adubação mineral e orgânica

Autores

  • Affonso Celso Gonçalves Jr.
  • Endrigo Antônio de Carvalho
  • Gustavo Ferreira Coelho
  • Daniel Schwantes
  • Herbert Nacke
  • Alice Jacobus de Moraes

DOI:

https://doi.org/10.18188/sap.v12i2.6451

Palavras-chave:

Dejeto suíno, minerais, metal pesado.

Resumo

As tecnologias desenvolvidas para produção agrícola nos últimos anos têm se deparado com uma pressão constante entre o aumento de produção e desenvolvimento sustentável. Resíduos como dejeto suíno são comumente utilizados em fertilização de solos. A utilização deste resíduo tem apresentado grande aceite pelos agricultores, sendo utilizado principalmente em lavouras e pastagens. Porém, a utilização inadequada destes resíduos resulta em toxidez para a planta. Atualmente, o estudo científico em plantas medicinais apresenta-se em crescimento constante, uma vez que a população demonstra uma tendência por tratamentos com medicamentos naturais ou fitoterápicos. O hissopo (Hyssopus officinalis), é um arbusto originário da Europa cujas folhas, flores e caules são utilizadas como matéria prima farmacêutica, apresentando propriedades antifúngicas, antibacterianas, antimicrobiana, antitussígeno e expectorante, além de efeitos antiespasmódicos. O objetivo deste trabalho foi determinar o teor de nutrientes e de metais pesados tóxicos em plantas de hissopo submetidas a diferentes tratamentos com fertilização orgânica e mineral em solo de textura arenosa. Os tratamentos foram arranjados em esquema fatorial (2x3), dispostos em delineamento experimental inteiramente casualizado (DIC), sendo dois tipos de fertilizantes (orgânico e mineral) e três doses de fertilizantes (sem adubação, dose recomendada e dobro da dose recomendada), totalizando seis tratamentos com quatro repetições. Os resultados demonstraram que a adubação orgânica disponibilizou maiores teores dos elementos P, Ca e Zn, enquanto que o cultivo com adubação mineral favoreceu o acúmulo de K, Fe e Mn.

Downloads

Publicado

01-07-2013

Como Citar

GONÇALVES JR., A. C.; CARVALHO, E. A. de; COELHO, G. F.; SCHWANTES, D.; NACKE, H.; MORAES, A. J. de. Disponibilidade de nutrientes e elementos potencialmente tóxicos para as plantas de hissopo em solo arenoso sob adubação mineral e orgânica. Scientia Agraria Paranaensis, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 105–114, 2013. DOI: 10.18188/sap.v12i2.6451. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/scientiaagraria/article/view/6451. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos