Efeitos subletais de inseticidas sobre Spodoptera frugiperda (J.E. Smith, 1797) (Lepidoptera: Noctuidae), utilizados na cultura do milho

Autores

  • Gustavo Storch
  • Alci Enimar Loeck
  • Mateus Remor
  • Paulo Peloia

DOI:

https://doi.org/10.18188/sap.v13i1.7945
Agências de fomento
CNPq

Palavras-chave:

Controle químico, Lagarta do Cartucho, Subdosagem de Inseticida, Toxicidade, Zea mays

Resumo

O objetivo do presente trabalho foi estudar os efeitos subletais de inseticidas sobre as populações de lagartas de Spodoptera frugiperda. Inicialmente foram realizados bioensaios para a obtenção das curvas de concentração-resposta para lagartas de terceiro instar, utilizando a técnica de aplicação tópica de 1 µl na região pró-torácica das lagartas, para os inseticidas malationa e lambdacialotrina. Após a obtenção das concentrações letais através na análise de Probit, avaliou-se os efeitos subletais, utilizando-se as doses correspondentes a CL10. Após a aplicação dos inseticidas as lagartas foram colocadas em tubos de vidro de 2,5 X 8,5 cm, tamponados com algodão hidrófugo, contendo dieta artificial onde foram mantidas até o estádio de pupa. As pupas foram pesadas e sexadas com 24 horas de idade. As variáveis observadas foram viabilidade larval e pupal, e peso de pupa. A longevidade foi observada sobre 20 casais individualizados e alimentados com uma solução de mel 10%. Diariamente foi observada a mortalidade dos adultos e feito a retirada dos mesmos das gaiolas. A contagem dos ovos foi feita a cada dois dias. Para estudar a viabilidade utilizou-se 20 ovos da segunda e terceira posturas e 10 repetições. Em conclusão: Os inseticidas malationa e lambdacialotrina aumentam o peso de pupas de S. frugiperda; Os inseticidas malationa e lambdacialotrina reduzem a fertilidade de S. frugiperda.

Downloads

Publicado

06-05-2014

Como Citar

STORCH, G.; LOECK, A. E.; REMOR, M.; PELOIA, P. Efeitos subletais de inseticidas sobre Spodoptera frugiperda (J.E. Smith, 1797) (Lepidoptera: Noctuidae), utilizados na cultura do milho. Scientia Agraria Paranaensis, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 71–79, 2014. DOI: 10.18188/sap.v13i1.7945. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/scientiaagraria/article/view/7945. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos