Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, justificar em "Comentários ao Editor".
  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapasse os 2MB).
  • Todos os endereços de páginas na Internet (URLs), incluídas no texto (Ex.: http://www.unioeste.br) estão ativos e prontos para clicar.
  • O texto está revisado gramaticalmente e segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista. Estou ciente que, caso não siga o modelo padrão, o artigo será recusado.
  • A identificação de autoria deste trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação por Pares Imparcial.

Diretrizes para Autores

A Temas & Matizes teve edição semestral até o ano de 2021. A partir do volume 16 terá publicação anual, com fluxo contínuo. O periódico é vinculado ao Núcleo de Formação Docente e Prática de Ensino – NUFOPE, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, onde prioriza publicações de artigos, relatos de experiências e resenhas que tratem temas afetos à formação docente, projetos e prática de ensino, políticas e realidade educacional.

Seu projeto editorial acolhe artigos e ensaios originais e inéditos de interesse da comunidade científica. É de total responsabilidade do(s) autor(es) e autora(s) o uso de imagens e/ou conteúdo pertencente a terceiros, bem como a menção a sujeitos e acervos da pesquisa. A Revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias, conceitos e posicionamentos expressos nos textos, que são de inteira responsabilidade do(s) autor(s) ou autora(s), estes(as) também são responsáveis pela utilização/inserção de fotos, imagens, remissões, traduções, coletâneas, entre outros.

Os direitos das edições dos artigos científicos e dos trabalhos efetivamente publicados serão transferidos para a revista, automaticamente, no momento da submissão, sendo autorizada a reprodução mediante indicação de fonte.

Se o artigo ou a resenha e afins for devolvido ao(s) autor(es) e autora(s) para revisão e correção, e não retornar dentro de no máximo 15 dias, o processo de publicação será cancelado. A correções dos artigos e dos trabalhos ficará sob a responsabilidade do(s) autor(es). Os trabalhos só serão publicados após parecer do Conselho Editorial da revista.

AS CONTRIBUIÇÕES PODEM SER ENCAMINHADAS DA SEGUINTE FORMA:

- Via Sistema de Submissão, login/senha.

- Pelo menos um dos  autores/as ou coautores/as do manuscrito deve possuir formação em nível de mestrado

- O texto deve ser inédito.

- Em template disponível no site.

- O título do texto deve estar em língua portuguesa e em inglês e/ou espanhol.

- Os artigos devem incluir RESUMO e ABSTRACT — com até 250 palavras, e três palavras-chave (KEYWORDS) que caracterizem o seu conteúdo. (Arial 10, espaço simples, margens 2cm – direita e inferior; margens 3cm – superior e esquerda).

- O artigo e/ou relato de experiência deve conter entre 10 e 20 páginas, incluindo tabelas, gráficos, imagens e referências, sem constar numeração de páginas. (Arial 10, espaço 1,5, margens 2cm – direita e inferior; margens 3cm – superior e esquerda)

- A resenha deve ser apresentada em, no máximo, 06 páginas. (Arial 10, espaço 1,5, margens 2cm – direita e inferior; margens 3cm – superior e esquerda)

- Para cada autor(a), deverá ser encaminhado um mini currículo (em arquivo separado do texto a ser avaliado), com os seguintes indicadores: Nome; maior titulação, vínculo profissional, número do orcid e endereço eletrônico para contato.

Ex.: Carlos Henrique de Moraes é Doutor em Geografia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná e professor no curso de Graduação em Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) Interdisciplinar da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. E-mail: carlosmoraes@unioeste.br

OBS: Não deve ser incluído informações adicionais, tais como: Grupos de Pesquisa, livros publicados, pesquisas anteriormente realizadas, cargos ocupados etc.

- No arquivo referente ao texto a ser avaliado não pode conter a identificação dos autores.

- Após o recebimento do texto, a equipe da Revista Temas e Matizes se compromete a apresentar em 30 dias o resultado da decisão editorial a partir do sistema duplo-cego de revisão por pares, tanto para dar continuidade ao trâmite, em caso de aprovação, quanto para indicar os pareceres de rejeição.

PARA PROPOSTAS DE DOSSIÊS

As contribuições podem ser encaminhadas da seguinte forma:

- Os/as autores(as) devem efetuar o envio de suas propostas pelo e-mail da revista revista.temasematizes@unioeste.br – indicando Título da proposta, resumo contendo temática, objetivos e delimitação da proposta, em até 500 caracteres.