Gedu - Grupo de Estudos em Docência Universitária: uma experiência de formação pedagógica no ensino superior

Autores

  • Wanda Terezinha Pacheco dos Santos É professora associada da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Campus de Irati- PR com as disciplinas de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Metodologia de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de geografia, formação de professores e docência universitária. Assessora Pedagógica da Pró-Reitoria de Ensino – PROEN/UNICENTRO. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas PROFORMAR. Participa como membro do Projeto Prodocência/CAPES/UNICENTRO do curso de Geografia do Campus de Irati – PR. Coordenadora Auxiliar na Unicentro do Programa de Desenvolvimento Educacional – PDE/SEED – PR. Coordenadora de área – Geografia/Campus de Irati-PR – PIBID/CAPES/UNICENTRO. Coordenadora do PROGRAMA ENTREDOCENTES – Programa Institucional de Formação Continuada de Professores da Unicentro. https://orcid.org/0000-0002-7094-1215
  • Marcio Luiz Bernardim É graduado em Ciências Contábeis, Administração e Letras, e pós-graduado em Gestão de Recursos Humanos (LS), todos pela Universidade Estadual do Centro-Oeste. Cursou mestrado e doutorado em Educação, linha de pesquisa “Trabalho, Tecnologia e Educação”, pela Universidade Federal do Paraná. Foi Gestor de Pessoas em empresas da Região de Guarapuava, PR., e professor do Ensino Médio. Hoje é servidor com dedicação exclusiva na UNICENTRO, com experiência na docência de graduação e pós-graduação lato sensu, na pesquisa, na extensão universitária e em diversos cargos administrativos, comissões e conselhos. Está lotado no Setor de Ciências Sociais Aplicadas, com atuação docente e pesquisas na área de Gestão de Pessoas, Mercado de Trabalho, Formação Profissional e Educação e Trabalho. https://orcid.org/0000-0002-7094-1215
  • Márcio André Martins Universidade Estadual do Centro Oeste, UNICENTRO https://orcid.org/0000-0002-7094-1215

DOI:

https://doi.org/10.48075/rtm.v12i23.21175
Agências de fomento

Palavras-chave:

Formação continuada. Docência universitária. Prática docente.

Resumo

O Grupo de Estudos em Docência Universitária, GEDU, constitui um espaço de aprendizado que integra o Programa Institucional de Formação Continuada de Professores da Unicentro, intitulado Programa Entredocentes, iniciado em 2015, e que promove ações contínuas com vistas ao desenvolvimento pedagógico dos professores do ensino superior, tendo como público prioritário, mas não exclusivo, os docentes em início de carreira. Neste sentido, desde o 2º semestre de 2017 são realizados encontros mensais nos campi da universidade (Guarapuava e Irati) em que são convidados todos os professores da instituição, em especial os que se encontram em estágio probatório. Além dos professores, também participam alunos dos programas de mestrado e doutorado, além de professores da educação básica que trabalham com formação pedagógica. O GEDU tem como objetivo estudar e discutir temáticas referentes à formação pedagógica do professor, a partir da abordagem teórico-prática para sua atuação em sala de aula. Diversos temas já foram discutidos e abordados sob a mediação de um professor convidado, como: identidade do professor universitário, relação educação e trabalho na contemporaneidade, inclusão na universidade, relação professor e aluno, avaliação da aprendizagem no ensino superior e saúde mental do professor universitário. O que evidencia bons resultados e nos motiva a continuidade do projeto são as manifestações dos participantes, sinalizando evidenciando que as propostas estão servindo para ampliar e fomentar novas perspectivas no ensino superior, por meio de estudos dirigidos e pelo compartilhamento de experiência com e entre os pares. 

Biografia do Autor

Wanda Terezinha Pacheco dos Santos, É professora associada da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Campus de Irati- PR com as disciplinas de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Metodologia de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de geografia, formação de professores e docência universitária. Assessora Pedagógica da Pró-Reitoria de Ensino – PROEN/UNICENTRO. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas PROFORMAR. Participa como membro do Projeto Prodocência/CAPES/UNICENTRO do curso de Geografia do Campus de Irati – PR. Coordenadora Auxiliar na Unicentro do Programa de Desenvolvimento Educacional – PDE/SEED – PR. Coordenadora de área – Geografia/Campus de Irati-PR – PIBID/CAPES/UNICENTRO. Coordenadora do PROGRAMA ENTREDOCENTES – Programa Institucional de Formação Continuada de Professores da Unicentro.

É professora associada da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Campus de Irati- PR com as disciplinas de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Metodologia de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de geografia, formação de professores e docência universitária. Assessora Pedagógica da Pró-Reitoria de Ensino – PROEN/UNICENTRO. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas PROFORMAR. Participa como membro do Projeto Prodocência/CAPES/UNICENTRO do curso de Geografia do Campus de Irati – PR. Coordenadora Auxiliar na Unicentro do Programa de Desenvolvimento Educacional – PDE/SEED – PR. Coordenadora de área – Geografia/Campus de Irati-PR – PIBID/CAPES/UNICENTRO. Coordenadora do PROGRAMA ENTREDOCENTES – Programa Institucional de Formação Continuada de Professores da Unicentro.

Marcio Luiz Bernardim, É graduado em Ciências Contábeis, Administração e Letras, e pós-graduado em Gestão de Recursos Humanos (LS), todos pela Universidade Estadual do Centro-Oeste. Cursou mestrado e doutorado em Educação, linha de pesquisa “Trabalho, Tecnologia e Educação”, pela Universidade Federal do Paraná. Foi Gestor de Pessoas em empresas da Região de Guarapuava, PR., e professor do Ensino Médio. Hoje é servidor com dedicação exclusiva na UNICENTRO, com experiência na docência de graduação e pós-graduação lato sensu, na pesquisa, na extensão universitária e em diversos cargos administrativos, comissões e conselhos. Está lotado no Setor de Ciências Sociais Aplicadas, com atuação docente e pesquisas na área de Gestão de Pessoas, Mercado de Trabalho, Formação Profissional e Educação e Trabalho.

É graduado em Ciências Contábeis, Administração e Letras, e pós-graduado em Gestão de Recursos Humanos (LS), todos pela Universidade Estadual do Centro-Oeste. Cursou mestrado e doutorado em Educação, linha de pesquisa “Trabalho, Tecnologia e Educação”, pela Universidade Federal do Paraná. Foi Gestor de Pessoas em empresas da Região de Guarapuava, PR., e professor do Ensino Médio. Hoje é servidor com dedicação exclusiva na UNICENTRO, com experiência na docência de graduação e pós-graduação lato sensu, na pesquisa, na extensão universitária e em diversos cargos administrativos, comissões e conselhos. Está lotado no Setor de Ciências Sociais Aplicadas, com atuação docente e pesquisas na área de Gestão de Pessoas, Mercado de Trabalho, Formação Profissional e Educação e Trabalho.

Márcio André Martins, Universidade Estadual do Centro Oeste, UNICENTRO

Professor do Departamento de Matemática da Universidade Estadual do Centro Oeste, UNICENTRO, Guarapuava - PR.

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática

 

Referências

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Publicado

29-12-2018

Como Citar

PACHECO DOS SANTOS, W. T.; BERNARDIM, M. L.; MARTINS, M. A. Gedu - Grupo de Estudos em Docência Universitária: uma experiência de formação pedagógica no ensino superior. Temas & Matizes, [S. l.], v. 12, n. 23, p. 22–33, 2018. DOI: 10.48075/rtm.v12i23.21175. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/21175. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Desafios da Formação Docente na Universidade Pública