Atualidade da obra "Pedagogia do Oprimido" no contexto das reformas no contexto das reformas curriculares e das práticas dos professores de Sociologia

Autores

  • Angela Maria de Sousa Lima Universidade Estadual de Londrina
  • Angélica Lyra de Araújo
  • Claudiney José de Sousa

DOI:

https://doi.org/10.48075/rtm.v12i23.21239
Agências de fomento

Palavras-chave:

Políticas Curriculares. Jornadas de Sociologia. Formação inicial/continuada.

Resumo

Objetiva-se analisar a atualidade da obra “Pedagogia do Oprimido” de Paulo Freire, para compreender alguns desafios nos processos de formação inicial e continuada de professores, diante das mais recentes reformas curriculares que atingem o Ensino Médio e as licenciaturas no Brasil. Além da análise documental baseada na Lei nº 13.415/2017 e na Resolução CNE/CP nº 02/2015, escolheu-se destacar as lições proporcionadas por uma experiência dialógica desenvolvida numa escola pública da rede estadual do Paraná, localizada no município de Rolândia, onde os autores desse artigo vivenciaram a concretização do pensamento freireano nas concepções de metodologia de ensino e de pesquisa que nortearam as práticas político-pedagógicas das chamadas “Jornadas de Sociologia”. Para tanto, o texto elege três principais ensinamentos da “Pedagogia do Oprimido”, a saber: as contradições e a superação das relações entre opressores-oprimidos; os pressupostos e a crítica à concepção “bancária” da educação como instrumento de opressão; e a dialogicidade como essência da educação como prática da liberdade. Por fim, mostra as interfaces desses ensinamentos com a práxis desenvolvida por uma professora de Sociologia que atua com as juventudes da classe trabalhadora do Ensino Médio e que consegue comprovar, com sua experiência de mediação e de diálogo, as possibilidades pedagógicas de inclusão e de redução das múltiplas formas de desigualdades, exigências curriculares estas atualmente enunciadas nas novas diretrizes nacionais que tratam da formação inicial e continuada de professores. 

Biografia do Autor

Angela Maria de Sousa Lima, Universidade Estadual de Londrina

Pós-Doutoranda do Programa de Educação da UEM. Doutora em Ciências Sociais pela UNICAMP, Mestre em Sociologia Política professora da Área de Metodologia e Prática de Ensino de Sociologia, Colaboradora do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de Sociologia (LENPES), no Departamento de Ciências Sociais da UEL (Universidade Estadual de Londrina). Londrina-PR/Brasil;

Angélica Lyra de Araújo

Doutora em Ciências Sociais pela UNESP/Araraquara, professora da Área de Metodologia e Prática de Ensino, Colaboradora do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de Sociologia (LENPES), no Departamento de Ciências Sociais da UEL (Universidade Estadual de Londrina). Londrina-PR/Brasil.

Claudiney José de Sousa

Doutor em Filosofia pela UNICAMP, professor de Filosofia da Educação, no Departamento de Educação da UEL (Universidade Estadual de Londrina). Londrina-PR/Brasil.

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Publicado

29-12-2018

Como Citar

LIMA, A. M. de S.; DE ARAÚJO, A. L.; DE SOUSA, C. J. Atualidade da obra "Pedagogia do Oprimido" no contexto das reformas no contexto das reformas curriculares e das práticas dos professores de Sociologia. Temas & Matizes, [S. l.], v. 12, n. 23, p. 34–57, 2018. DOI: 10.48075/rtm.v12i23.21239. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/21239. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Desafios da Formação Docente na Universidade Pública