O PIBID e formação de professores

Autores

  • Renata Cristina de Lacerda Cintra Batista do Nascimento
  • Vera Maquêa

DOI:

https://doi.org/10.48075/rtm.v12i23.21337
Agências de fomento

Palavras-chave:

PIBID, formação de professores, políticas educacionais

Resumo

Este artigo é parte de uma ampla avaliação realizada na Unemat no ano de 2017 sobre o impacto do Pibid/Unemat no Estado de Mato Grosso. Vale registrar que este programa, bem como outros programa do governo federal passou e passa por sérias instabilidades, pois há fortes ameaças do governo em encerrá-los. Para a avaliação deste programa, a equipe gestora Pibid/Unemat buscou saber o que vinha ocorrendo no país com a sua implantação, pois, considerando seu início no ano de 2007 já se podem apresentar resultados. Assim, esta equipe realizou um breve levantamento de dados a respeito do que tem sido produzido sobre o programa em nível nacional, levando-se em consideração os trabalhos apresentados na Associação Nacional de Pesquisas em Educação – Anped, nas reuniões nacionais, entre os anos de 2012 a 2016, mais precisamente os do GT 08; Formação de Professores. Foram levados em consideração também os títulos dos trabalhos que ressaltaram o nome do programa Pibid.

Biografia do Autor

Renata Cristina de Lacerda Cintra Batista do Nascimento

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Vale do Rio dos Sinos (PPGEDU/UNISINOS).

Vera Maquêa

Doutora em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa. Pró-Reitora de Ensino de Graduação da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), gestão 2015-2018.

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Publicado

29-12-2018

Como Citar

NASCIMENTO, R. C. de L. C. B. do; MAQUÊA, V. O PIBID e formação de professores. Temas & Matizes, [S. l.], v. 12, n. 23, p. 58–75, 2018. DOI: 10.48075/rtm.v12i23.21337. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/21337. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Desafios da Formação Docente na Universidade Pública