CORPO, ESCOLA, BIOPOLÍTICA E A ARTE COMO RESISTÊNCIA

Autores

  • Maria Rita de Assis César

DOI:

https://doi.org/10.48075/rtm.v6i11.2505

Palavras-chave:

Biopolítica, Corpo, Escola, Obesidade, Arte.

Resumo

Ao perguntar sobre o corpo no mundo contemporâneo, em especial na escola, este
texto analisa os significados do corpo a partir de dispositivos disciplinares e biopolíticos. Os
conceitos de Michel Foucault sobre disciplina e biopolítica são abordados e a escola é tomada
como uma instituição que produz significados sobre o corpo no contexto da modernidade
disciplinar. Nesta investigação o conceito de biopolítica é ampliado e relacionado com a idéia da
sociedade de controle proposta por Gilles Deleuze. Tal perspectiva teórica não apenas revela a
crise das instituições disciplinares, dentre elas a escola, como também permite refletir sobre
as novas produções de sentido sobre o corpo a partir da análise da questão da obesidade e de seu
combate na escola por meio de novos programas sociais. Por fim, a arte de Fernanda Magalhães
é apresentada como um largo riso que zomba da verdade médica sobre o corpo na
contemporaneidade, problematizando-se assim a abordagem biopolítica da obesidade na escola.

Downloads

Publicado

03-11-2009

Como Citar

CÉSAR, M. R. de A. CORPO, ESCOLA, BIOPOLÍTICA E A ARTE COMO RESISTÊNCIA. Temas & Matizes, [S. l.], v. 6, n. 11, p. p. 79–88, 2009. DOI: 10.48075/rtm.v6i11.2505. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/2505. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Biopolítica