A RELAÇÃO CIDADE/CAMPO NO CONTEXTO DE UMA SOCIEDADE GLOBAL: ALGUNS LIMITES E HORIZONTES

Autores

  • Márcio Mendes Rocha

DOI:

https://doi.org/10.48075/rtm.v8i16.3934

Palavras-chave:

fazendas verticais, desenvolvimento local, sustentabilidade, resistência cultural, mobilidade humana, sociedade do controle.

Resumo

O presente artigo trás alguns destaques sobre os limites e horizontes da relação cidade/campo, avaliando primeiramente a proposta de fazendas verticais como uma ação urbana de alto investimento e que se propõe como uma resposta para a fome do mundo. Os argumentos são avaliados criticamente, pontuando seus limites enquanto ação de transformação social. A partir desta proposta é feita uma reflexão sobre as relações sociais no campo e a transição de um modelo agrário exportador para um modelo híbrido, considerando o desenvolvimento local e o fomento de propriedades familiares. Por último o texto trata do impacto das novas tecnologias e a cultura informacional na relação cidade/campo, constituindo assim alguns limites e horizontes desta relação.

Downloads

Publicado

01-01-2000

Como Citar

ROCHA, M. M. A RELAÇÃO CIDADE/CAMPO NO CONTEXTO DE UMA SOCIEDADE GLOBAL: ALGUNS LIMITES E HORIZONTES. Temas & Matizes, [S. l.], v. 8, n. 16, p. p.52–64, 2000. DOI: 10.48075/rtm.v8i16.3934. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/3934. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Relações Campo-Cidade