Michel Foucault e o Poliamor: cuidado de si, parresía e estética da existência

Autores

  • Vania Sandeleia Vaz da Silva Unioeste - Campus de Toledo
  • Geraldo Magella Neres Unioeste - Campus de Toledo
  • Rosangela da Silva Unioeste - Campus de Toledo

DOI:

https://doi.org/10.48075/rtc.v24i48.18968
Agências de fomento

Palavras-chave:

Poliamor, Cuidado de si, Parresía, Estética da existência.

Resumo

O interesse do poliamor para a Ciências Sociais repousa no potencial subversivo e desafiador que esta nova subjetividade e arranjo afetivo produz em termos sociais, culturais e políticos. Ao afirmar que é possível amar mais de uma pessoa ao mesmo tempo e estabelecer relações íntimas – eróticas, afetivas e sexuais – simultâneas e consentidas, o poliamor questiona o amor erótico na versão romântica e sua ligação contemporânea com o casamento monogâmico predominantemente heteronormativo e patriarcal. Considerando que o poliamor vem sendo efetivamente experimentado por pessoas que pensam, falam e escrevem defendendo a plausibilidade e validade de seu modo viver, parece constituir uma oportunidade de analisar um tipo de construção social, cultural, política e ideológica no momento em que está sendo elaborada e difundida. A proposta aqui é analisar em que medida o poliamor pode ser constituído em objeto de pesquisa relevante para as Ciências Sociais e se é possível seu enquadramento teórico por meio de três noções recuperadas por Michel Foucault nos seus estudos sobre a antiguidade greco-romana: cuidado de si, parresía e estética da existência.

Biografia do Autor

Vania Sandeleia Vaz da Silva, Unioeste - Campus de Toledo

Graduada em Ciências Sociais (UFPR), mestre e doutora em Ciência Política (USP). Professora no curso de Ciências Sociais e no mestrado em Ciências Sociais na Unioeste, Campus de Toledo.

Geraldo Magella Neres, Unioeste - Campus de Toledo

Professor Doutor (Ciência Política) no curso de Ciências Sociais e no mestrado em Ciências Sociais na Unioeste, Campus de Toledo.

Rosangela da Silva, Unioeste - Campus de Toledo

Doutoranda em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista, Campus de Araraquara; professora no curso de Ciências Sociais na Unioeste, Campus de Toledo

Downloads

Publicado

01-03-2018

Como Citar

VAZ DA SILVA, V. S.; NERES, G. M.; SILVA, R. da. Michel Foucault e o Poliamor: cuidado de si, parresía e estética da existência. Tempo da Ciência, [S. l.], v. 24, n. 48, 2018. DOI: 10.48075/rtc.v24i48.18968. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/tempodaciencia/article/view/18968. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>