A integração entre argentinos e brasileiros no Sudoeste do Paraná – Capanema e Andresito

Autores

  • Daniela Silvestrin Unioeste

DOI:

https://doi.org/10.48075/rtc.v25i50.21192
Agências de fomento

Palavras-chave:

Integração fronteiriça, integração cultural, fronteira, fronteira cultural.

Resumo

Este artigo pretende abordar as relações estabelecidas na fronteira internacional entre Brasil e Argentina na localidade que compreende os municípios de Capanema no Sudoeste do Paraná e Comandante Andresito na Província de Misiones no Nordeste da Argentina. O conceito de fronteira vem sendo estudado por diversas áreas e de diversas formas, superando a ideia de fronteira apenas como divisão/limite entre um país e outro, mas sendo pensada também como uma fronteira Cultural. As fronteiras, antes de serem marcos físicos ou naturais, são, sobretudo, simbólicas, pois ao mesmo tempo em que elas carregam consigo um significado de divisão, restrição, separação de modos de vida ou mesmo de idiomas, elas trazem uma rede de relações entre os habitantes de ambos os lados. Este artigo pretende pensar a integração na fronteira como uma relação cultural que vai muito além da questão física e das leis ali estabelecidas. Realizaremos uma breve análise de como as lideranças locais e nacionais pensam as políticas públicas voltadas para essas localidades e de que maneira atendem às necessidades e aos anseios da população transfronteiriça.

Biografia do Autor

Daniela Silvestrin, Unioeste

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em História pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE/Campus de Marechal Cândido Rondon). Docente EBTT de Arte no Instituto Federal do Paraná, Campus de Capanema.

Downloads

Publicado

30-11-2018

Como Citar

SILVESTRIN, D. A integração entre argentinos e brasileiros no Sudoeste do Paraná – Capanema e Andresito. Tempo da Ciência, [S. l.], v. 25, n. 50, 2018. DOI: 10.48075/rtc.v25i50.21192. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/tempodaciencia/article/view/21192. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos