A luta pelo reconhecimento étnico dos Kokama na Tríplice Fronteira Brasil/Colômbia/Peru

Autores

  • José Maria Trajano Vieira UFAM

DOI:

https://doi.org/10.48075/rtc.v25i50.21197
Agências de fomento

Palavras-chave:

Índios Kokama, reconhecimento étnico, fronteiras, identidade cultural

Resumo

O povo Kokama, atualmente, encontra-se dividido, em termos de nacionalidade, entre brasileiros, peruanos e colombianos. Do lado brasileiro da fronteira, na região do alto Solimões, estado do Amazonas, historicamente marginalizados pelo Estado nacional, os Kokama nas últimas décadas vêm se mobilizando politicamente na tentativa de beneficiarse das políticas públicas estatais, por meio de seu reconhecimento legal enquanto sujeitos detentores de direitos étnicos, reivindicando para isso sua diferença enquanto coletividade distinta das demais. Nesse contexto adverso, os Kokama reflexivamente vêm procurando conhecer, “resgatar” e valorizar sua cultura “tradicional”, como uma forma de conquistar visibilidade étnica, diante de uma sociedade que os discrimina e de um Estado que os exclui das políticas indigenistas oficiais. Nesse processo, surgem conflitos e alianças com setores da sociedade não indígena, das demais etnias da região e dentro do próprio movimento social kokama, em virtude da competição por reconhecimento étnico e jurídico em termos associativos, direitos territoriais e intelectuais, bens culturais, patrimônio linguístico, educação e saúde diferenciadas, religiosidades, controle de recursos naturais, entre outras demandas e projetos com financiamento escasso. Os Kokama contemporâneos, por meio do recurso as suas memórias e história, lutam pelo seu reconhecimento enquanto indígena kokama perante outras etnias indígenas, os não índios e as organizações indígenas e indigenistas. A cultura kokama é pensada, resgatada e inventada em meio às dinâmicas relações sociais que a mantêm: intraétnicas e interétnicas; com o meio urbano; com os novos movimentos religiosos e com a política partidária. Projetada em direção ao passado, essa “cultura” pretende legitimar o presente e vislumbrar um futuro mais favorável àqueles que a agenciam.

Biografia do Autor

José Maria Trajano Vieira, UFAM

Doutor em Antropologia Social pela Universidade de Campinas (UNICAMP). Professor na Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Downloads

Publicado

30-11-2018

Como Citar

VIEIRA, J. M. T. A luta pelo reconhecimento étnico dos Kokama na Tríplice Fronteira Brasil/Colômbia/Peru. Tempo da Ciência, [S. l.], v. 25, n. 50, 2018. DOI: 10.48075/rtc.v25i50.21197. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/tempodaciencia/article/view/21197. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos