Violência escolar: um panorama atual

Autores

  • Leila Tombini Unioeste
  • Eduardo Nunes Jacondino unioeste

DOI:

https://doi.org/10.48075/rtc.v25i50.21220
Agências de fomento

Palavras-chave:

Escola, violências, poder, saber.

Resumo

O trabalho em questão é fruto de uma pesquisa bibliográfica com a intenção de desvelar as categorias da violência no ambiente escolar. O estudo pretende estabelecer uma possível interpretação das diversas formas de violência que assolam a instituição escolar promovendo diversos prejuízos para o andamento educacional. Com as leituras amparadas em autores como Michel Foucault e Pierre Bourdieu, foi possível identificar que o fenômeno se desdobra sob várias formas. Ambos os autores acreditam que existe poder nas instituições, em especial na escola, responsável por normatizar o comportamento, como afirma Foucault. O poder nesse meio não pode ser visto apenas na forma negativa, pois a organização é mantida por meio dele. O problema relacionado com o poder aparece quando é usado de forma opressiva, reprimindo e impondo verdades. A violência escolar pode ser classificada sob diversos aspectos como: violência contra a escola (atos de depredação física), violência que a escola recebe por parte governamental (falta de investimentos físicos e capacitação), e a violência simbólica (produzida pela escola, por aqueles que fazem parte dela e a constituem como instituição de ensino).

Biografia do Autor

Leila Tombini, Unioeste

Mestranda em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE).

Eduardo Nunes Jacondino, unioeste

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor Adjunto da Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

05-12-2018

Como Citar

TOMBINI, L.; JACONDINO, E. N. Violência escolar: um panorama atual. Tempo da Ciência, [S. l.], v. 25, n. 50, 2018. DOI: 10.48075/rtc.v25i50.21220. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/tempodaciencia/article/view/21220. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos