Como realizar a contextualização social das obras clássicas da política?

Autores

  • Vania Sandeleia Vaz da Silva Unioeste

DOI:

https://doi.org/10.48075/rtc.v26i52.24497
Agências de fomento

Palavras-chave:

Contextualismo social, Teoria Política, Democracia, Neal Wood, Ellen Wood.

Resumo

A proposta de construir um conceito moderno de democracia – mais “substantivo” do que os mais conhecidos e aceitos pelo mainstream da Ciência Política – gerou a necessidade de aproveitar a história da ideia e da prática democrática. Contudo, uma leitura direta das obras de Platão e Aristóteles – sem referências ao “contexto” para além do indicado por eles, como sugeriu Leo Strauss – levaria a crer que a democracia não funcionou porque o povo não foi capaz de tomar boas decisões políticas; uma leitura por meio do contextualismo linguístico de Quentin Skinner seria difícil porque são raras as obras do período que foram preservadas, de modo que seria difícil delinear o contexto intelectual (ou ideológico) do período; então, optamos pela contextualização social – proposta e realizada por Neal Wood e Ellen Meiksins Wood – que mostra que os autores gregos clássicos estavam engajados no conflito e queriam que a oligarquia voltasse a governar sem a participação do povo, sobretudo do cidadão-camponês, trabalhador “livre”. A proposta é apresentar como realizar uma contextualização social detalhada que permita situar autores no conflito político do momento em que viveram e escreveram suas obras, partindo de um roteiro sistematizado por meio de “tabelas” que foram formuladas a partir da exposição de Neal Wood – no artigo The social history of political theory (1978). A versão apresentada corrige e completa a primeira versão (Silva, 2016), considerando as dificuldades encontradas na aplicação do método para contextualizar socialmente alguns autores e autoras.

Biografia do Autor

Vania Sandeleia Vaz da Silva, Unioeste

Graduada em Ciências Sociais (UFPR), Mestre e Doutora em Ciência Política (USP), professora no curso de Ciências Sociais na Unioeste, Campus de Toledo. E-mail: vaniasandeleiavazdasilva@yahoo.com

Downloads

Publicado

09-04-2020

Como Citar

VAZ DA SILVA, V. S. Como realizar a contextualização social das obras clássicas da política?. Tempo da Ciência, [S. l.], v. 26, n. 52, p. 15–32, 2020. DOI: 10.48075/rtc.v26i52.24497. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/tempodaciencia/article/view/24497. Acesso em: 29 mar. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>