A Análise de Discurso, pecheutiana, na Teoria (De)colonial: por perspectivas, metodológicas, latino-americanas

Autores

  • Cláudia Maria Serino Lacerda Muniz
  • Luciana Vedovato

DOI:

https://doi.org/10.48075/rtc.v27i53.25933
Agências de fomento

Palavras-chave:

Análise de Discurso, Metodologia, Giro Decolonial, América Latina

Resumo

um dos grandes êxitos da Análise de Discurso (AD), de Michel Pêcheux, parece ter sido a construção de um dispositivo, metodológico, capaz de transpassar a superficialidade da língua, buscando a produção de sentidos, nela materializados, por sujeitos interpelados pela história e ideologia. Assim, busca-se, com este ensaio, refletir sobre as possíveis contribuições desta abordagem, aqui denominada AD, para os estudos discursivos desde (e para) a América Latina, a partir da ressignificação de alguns conceitos, na interface com a Teoria (De)colonial. A pesquisa se ampara nos indícios de que as Ciências Sociais vivem uma crise de paradigma, não dando mais conta de responder as problemáticas, geo-historicamente construídas, que afetam o mundo, especialmente os países do Sul, tornando-se necessário pensar epistemologias outras. Assim, tem-se como questões norteadoras: como pensar a AD desde (e para) o Sul? Quais os limites e as possibilidades de diálogo entre a AD, pecheutiana, e a Teoria (De)colonial? As análises se orientam por abordagem interdisciplinar, nas sendas da pesquisa qualitativa, combinando reflexão teórica, historiográfica e uma estratégia temporal que não é linear. Os resultados revelam que é possível uma aproximação entre ambas as perspectivas, desde que se reconheça o “lugar de fala” de cada teórico e se estabeleça um diálogo, horizontal, entre as teorias do Sul e do Norte.

Biografia do Autor

Cláudia Maria Serino Lacerda Muniz

Doutoranda do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Sociedade, Cultura e Fronteiras, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus de Foz do Iguaçu, PR, Brasil. Secretária Executiva da Universidade Federal da Integração Latino-americana. 

Luciana Vedovato

Doutora pela Universidade do Rio Grande do Sul, no Programa de Pós-graduação em Letras – Estudos do Texto e do Discurso – e professora efetiva do colegiado de Letras, na área de Linguística, e do Programa de Pós-graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiras, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste/ Foz do Iguaçu.

Downloads

Publicado

25-09-2020

Como Citar

MUNIZ, C. M. S. L.; VEDOVATO, L. A Análise de Discurso, pecheutiana, na Teoria (De)colonial: por perspectivas, metodológicas, latino-americanas. Tempo da Ciência, [S. l.], v. 27, n. 53, p. 117–128, 2020. DOI: 10.48075/rtc.v27i53.25933. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/tempodaciencia/article/view/25933. Acesso em: 25 abr. 2024.