A construção do conceito de caboclo como demarcador social de inferioridade no sul do Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rtc.v27i54.26647
Agências de fomento

Palavras-chave:

Caboclo, Inferioridade, Sul do Brasil.

Resumo

A construção social do conceito de “caboclo” está relacionada aos processos de erradicação do trabalho escravo e de promoção da imigração europeia para o Brasil. Trata-se de uma nomenclatura criada para dar conta da disseminação da “mistura de raças” cujas consequências levam ao fortalecimento dos estereótipos acerca da população mestiça brasileira. Caboclo surge como um termo de demarcação social que prioriza certas características físicas (mestiço de branco e índio, de pele acobreada e cabelo liso) e raciais (raça híbrida, inferior e degenerada). Posteriormente, as pesquisas empíricas desenvolvidas por Antropólogos e Sociólogos permitiram superar esta construção inicial, agregando fatores de classe, posição social, localização geográfica e sobretudo étnicos. Com isso, começaram a se evidenciar variações de sentido do termo caboclo. No entanto, antes de denotar uma condição étnico-racial, o termo caboclo é uma formação discursiva elaborada para inferiorizar um grupo de indivíduos no processo relacional e contrastante da construção das identidades – algo que fica evidente na região Sul do Brasil, influenciada pelos ideais progressistas característicos da política de colonização.

Biografia do Autor

Taiza Gabriela Zanatta Crestani, UNOESC

Mestra em Ciências Sociais pela UNIOESTE, Campus de Toledo. Docente do curso de Psicologia da UNOESC, Campus de São Miguel do Oeste (SC) e Pinhalzinho (SC). 

Silvio Antonio Colognese, UNIOESTE

Doutor em Sociologia pela UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre (RS). Docente Efetivo da UNIOESTE – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Toledo (PR). 

Paulo Ricardo Bavaresco, UNOESC

Doutor em Ciências Sociais pela UNISINOS - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2010). Professor titular da UNOESC - Universidade do Oeste de Santa Catarina, Campus de São Miguel do Oeste (SC). 

Downloads

Publicado

22-12-2020

Como Citar

CRESTANI, T. G. Z.; COLOGNESE, S. A.; BAVARESCO, P. R. A construção do conceito de caboclo como demarcador social de inferioridade no sul do Brasil. Tempo da Ciência, [S. l.], v. 27, n. 54, p. 25–37, 2020. DOI: 10.48075/rtc.v27i54.26647. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/tempodaciencia/article/view/26647. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>