VIOLÊNCIA ESCOLAR: UM PROBLEMA SOCIAL, REAL E EMERGENTE

Autores

  • Elis Maria T. Palma Priotto

DOI:

https://doi.org/10.48075/rtc.v19i38.9692

Palavras-chave:

Violência Escolar, escola, alunos, adolescentes

Resumo

Neste trabalho apresenta-se uma definição mais ampla de violência escolar emrelação às que normalmente se apresentam nos referênciais bibliográficos sobre o tema. Estaampliação se embasa na compreensão do fenômeno como algo intrinsecamente relacionadoao contexto social, cultural e histórico em que ele se dá. Pondera a maneira de como abordara questão violência escolar diante das manifestações que ocorrem dentro das instituiçõesescolares e que estão relacionadas tanto a problemas internos como externos do cotidianoescolar. O objetivo do estudo foi identificar a violência escolar existente e as práticas/açõesrealizadas para diminuí-la. Com uma abordagem qualitativa, a coleta dos dados realizou-sepor meio de entrevistas semiestruturadas e gravadas com professores, diretores, pedagogos,juiz, policial, alunos adolescentes de 12 a 18 anos e a consulta de documentos. Concluí-seque o tema é atual e emergente e que uma ação do Estado sozinho não pode eliminar oproblema, tal feito requer a participação da comunidade escolar, da família e da sociedade,por considerar que as escolas encontram-se numa região de fronteira, e que não serãosomente políticas públicas para diminuir a violência e sim, um conjunto de ações queoportunizem melhorar o respeito humano, o resgate dos valores humanos.

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Publicado

01-01-2000

Como Citar

PRIOTTO, E. M. T. P. VIOLÊNCIA ESCOLAR: UM PROBLEMA SOCIAL, REAL E EMERGENTE. Tempo da Ciência, [S. l.], v. 19, n. 38, p. 121–144, 2000. DOI: 10.48075/rtc.v19i38.9692. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/tempodaciencia/article/view/9692. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos