MÚSICA E MÚSICOS NA TRÍPLICE FRONTEIRA (BRASIL, ARGENTINA, PARAGUAI)

Autores

  • Geni Rosa Duarte
  • Emilio Gonzalez

DOI:

https://doi.org/10.48075/rtc.v20i39.9811

Palavras-chave:

fronteiras, músicos, práticas musicais, história oral

Resumo

Este artigo problematiza algumas questões referentes à chamada Tríplice Fronteira,que compreende os municípios de Foz do Iguaçu, no Brasil, Ciudad Del Este no Paraguai, ePuerto Iguazú na Argentina. O artigo analisa depoimentos de dois músicos que atuam nessafronteira, o harpista paraguaio Casemiro Pinto, que atua em Foz do Iguaçu e o compositorBráulio Toledo, ou Caraicho Toledo, que atua na província argentina fronteiriça de Missiones.Analisando as práticas musicais desenvolvidas por esses dois músicos pode-se perceber aconstrução de outras fronteiras que não aquelas delimitadas pelas divisas entre os trêspaíses. Nos dois casos, quebra-se a idéia da fronteira como espaço de cooperação, de fluidez,de trocas culturais ilimitadas, assim como área de expressão pura e simples de conflitos econfrontos. A coexistência de diferentes temporalidades nessas construções possibilita acompreensão também de silenciamentos, decorrentes inclusive da presença dasditaduras, fazendo com que questıes simbólicas de fronteiras migrem da regiªo da divisapara o interior do Estado-Nação.

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Publicado

01-01-2000

Como Citar

DUARTE, G. R.; GONZALEZ, E. MÚSICA E MÚSICOS NA TRÍPLICE FRONTEIRA (BRASIL, ARGENTINA, PARAGUAI). Tempo da Ciência, [S. l.], v. 20, n. 39, p. 39–60, 2000. DOI: 10.48075/rtc.v20i39.9811. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/tempodaciencia/article/view/9811. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos