AS EXPRESSÕES DA FRONTEIRA NA PRODUÇÃO MÚSICAL DE FOZ DO IGUAÇU/PR: EXPLORANDO OUTRAS FONTES PARA O ESTUDO DO SUJEITO FRONTEIRIÇO
Resumo
O presente artigo análisa a região de confluência das fronteiras do Brasil, Paraguaie Argentina a partir da análise das letras de músicas de grupos de Foz do Iguaçu quediscutem o cotidiano na fronteira. A utilização da música como fonte de pesquisa deriva doesforço em construir leituras sobre a fronteira diferentes das demais produções acadêmicasexistentes sobre o universo em questão. Em grande medida, essas produções utilizamentrevistas com os sujeitos sociais que residem na fronteira, além de documentos oficiaissobre a região. Assim, buscamos apresentar outra visão dessa realidade, mesmo utilizandomoradores e trabalhadores dessas cidades, focamos a atenção para as representaçõesfornecidas pela produção artística, mais especificamente a música, a qual tem uma acessibilidademaior entre as comunidades das cidades.
Palavras-chave
Fronteiras, música, questão social.
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PDFDOI: https://doi.org/10.48075/rtc.v20i39.9816
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