OS TRABALHADORES NO FRIGORÍFICO ANGLO DE PELOTAS NO ACERVO DA DELEGACIA REGIONAL DO TRABALHO DO RIO GRANDE DO SUL: HISTÓRIA, MEMÓRIA E FOTOGRAFIA

Autores

  • Aristeu Elisandro Machado LOPES Universidade Federal de Pelotas
  • Mônica Renata SCHMIDT Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.36449/rth.v22i1.17930
Agências de fomento

Palavras-chave:

Fotografia, Frigorífico Anglo de Pelotas, Trabalho, memória

Resumo

Uma das principais indústrias que se desenvolveu nas primeiras décadas do século XX no Rio Grande do Sul foi aquela direcionada à carne processada. Frigoríficos se instalaram em cidades no interior do estado e, entre elas, Pelotas recebeu uma filial do Frigorífico Anglo. A proposta deste artigo é abordar uma parte da história e da memória dos trabalhadores durante as obras de readequação do prédio do frigorífico a partir da análise das informações que se encontram nos dados do Acervo da Delegacia Regional do Trabalho do Rio Grande do Sul. A DRT/RS faz parte das políticas direcionadas aos trabalhadores na década de 1930 e era o órgão responsável pela confecção das carteiras profissionais. Dessa forma, almeja-se abordar não apenas as informações, mas também as fotografias 3x4 fornecidas no momento da solicitação do novo documento.

Biografia do Autor

Aristeu Elisandro Machado LOPES, Universidade Federal de Pelotas

Doutor em História/UFRGS. Professor Adjunto IV do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Pelotas-UFPel. Pós-doutorando em História pela Universidade Federal Fluminense-UFF.

Mônica Renata SCHMIDT, Universidade Federal de Pelotas

Mestra em História/UFPel. Bacharela em História e Bacharelanda em Antropologia pela Universidade Federal de Pelotas-UFPel.

Downloads

Publicado

12-08-2018

Como Citar

LOPES, A. E. M.; SCHMIDT, M. R. OS TRABALHADORES NO FRIGORÍFICO ANGLO DE PELOTAS NO ACERVO DA DELEGACIA REGIONAL DO TRABALHO DO RIO GRANDE DO SUL: HISTÓRIA, MEMÓRIA E FOTOGRAFIA. Tempos Históricos, [S. l.], v. 22, n. 1, p. 398–423, 2018. DOI: 10.36449/rth.v22i1.17930. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/temposhistoricos/article/view/17930. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos