DA PRODUÇÃO CAMPONESA FAMILIAR AO CAPITALISMO: O PERÍMETRO IRRIGADO TABULEIRO DE RUSSAS NO CEARÁ (1988-2008)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36449/rth.v22i1.19148
Agências de fomento
Diego Gadelha de Almeida, Instituto Federal de Educação do Ceará, PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA-PIBIC, Cáritas Diocesana Limoeiro do Norte

Palavras-chave:

campesinato, perímetro irrigado, propriedade,

Resumo

Este artigo analisa alguns dos impactos gerados pela instalação do Perímetro Irrigado do Tabuleiro de Russas, no município de Russas-Ceará. Em específico, foca naqueles sofridos pelas populações campesinas, principalmente, no que diz respeito às suas formas de acesso e uso da terra e seus entendimentos sobre propriedade. Na primeira parte do texto esmiuçamos a dimensão técnica do projeto e concatenamos a sua construção com o debate nacional sobre a irrigação no país. Em seguida direcionamos nossa análise para os interesses e contradições da obra, assinalando o envolvimento do Estado com outros atores como o Banco Mundial. Por fim, perscrutamos documentação inédita sobre as ações de desapropriação no território para (re)construirmos os perfis e as experiências dos sujeitos impactados: proprietários/as, posseiros/as, rendeiros/as e parceiros/as.

Biografia do Autor

Mário Martins Viana JÚNIOR, Universidade Federal do Ceará

Professor do Programa de Pós-Graduaçãoem História da Universidade Federal do Ceará; Coordenador do Núcleo de Estudos sobre Memória e Conflitos Territoriais (COMTER)

Samuel Cavalheira MAUPEOU, Universidade Estadual do Ceará

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Pernambuco (2003), mestrado (2004) e doutorado (2012) também em História pela Université de Toulouse-Le Mirail (França). Atualmente, é professor adjunto de História da Universidade Estadual do Ceará-UECE (Fortaleza), nas disciplinas de História da América, Moderna e Contemporânea, e professor permanente do Mestrado Acadêmico em História da Universidade Estadual do Ceará (MAHIS/UECE). Neste mestrado, participa desde 2013 do Grupo de Pesquisa Práticas Urbanas, onde coordena o Eixo Temático Conflitos Sociais e Relações de Poder.

Downloads

Publicado

12-08-2018

Como Citar

JÚNIOR, M. M. V.; MAUPEOU, S. C. DA PRODUÇÃO CAMPONESA FAMILIAR AO CAPITALISMO: O PERÍMETRO IRRIGADO TABULEIRO DE RUSSAS NO CEARÁ (1988-2008). Tempos Históricos, [S. l.], v. 22, n. 1, p. 120–145, 2018. DOI: 10.36449/rth.v22i1.19148. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/temposhistoricos/article/view/19148. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático