A ARMA DA CRÍTICA LEGITIMANDO A CRÍTICA DAS ARMAS: O DEBATE TEÓRICO NA ESQUERDA ARMADA BRASILEIRA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36449/rth.v23i1.20145
Agências de fomento
Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de nível superior.

Palavras-chave:

Luta armada, Teoria, MR-8, ditadura

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar as formulações teóricas desenvolvidas no seio das organizações de esquerda brasileira que empreenderam a luta armada contra a ditadura civil-militar. Mais especificamente, propõe analisar as posições teóricas do Movimento Revolucionário 8 de Outubro (MR-8) em diálogo com as teses desenvolvidas por “Jamil Rodrigues”, militante da Vanguarda Popular Revolucionária (VPR). Para além de uma análise baseada em dissonâncias e consonâncias teóricas, busca-se compreender o impacto das teses de “Jamil” no MR-8 à luz do momento específico pelo qual passava a organização. Debilitado e em rigorosa clandestinidade, o MR-8 buscava, através do incentivo ao debate teórico, novas referências teórico-estratégicas que apontassem os caminhos a seguir e, principalmente, legitimassem a manutenção da luta armada, a despeito dos sucessivos reveses.

Biografia do Autor

Higor CODARIN, Universidade Estadual de Campinas

Mestre em Sociologia da Cultura pela Universidade Estadual de Campinas. Desenvolveu pesquisa relacionada à luta armada contra a ditadura civil-militar brasileira. Em específico sobre um dos grupos que a constituiu, o Movimento Revolucionário 8 de Outubro, no período de 1969-1972.

Downloads

Publicado

26-11-2019

Como Citar

CODARIN, H. A ARMA DA CRÍTICA LEGITIMANDO A CRÍTICA DAS ARMAS: O DEBATE TEÓRICO NA ESQUERDA ARMADA BRASILEIRA. Tempos Históricos, [S. l.], v. 23, n. 1, p. 544–574, 2019. DOI: 10.36449/rth.v23i1.20145. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/temposhistoricos/article/view/20145. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos