PRONERA, EDUCAÇÃO DO CAMPO E A FORMAÇÃO TÉCNICO-PROFISSIONAL DE JOVENS TRABALHADORES RURAIS NO SUDESTE DO PARÁ

Autores

  • Evandro Costa de MEDEIROS Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba - PPGE UFPB

DOI:

https://doi.org/10.36449/rth.v23i1.20682
Agências de fomento
Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Faculdade de Educação do Campo - UNIFESSPA, CAPES, Grupo de Pesquisa Educação Popular e Movimentos Sociais do Campo - PPGE/UFPB

Palavras-chave:

Educação do Campo, Formação Técnico-Profissional, PRONERA

Resumo

Apresentação de resultados e impactos promovidos pelo Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA), no período de 1998 a 2011, como expressão da rede política-pedagógica através da qual se materializa o Movimento Nacional em Educação do Campo. Descrição de experiencias do Projeto de Curso de Ensino Médio Técnico-Profissional em Agropecuária do PRONERA (EMEP), realizadas no sudeste do Pará, como parte de uma parceria histórica entre movimento camponês e a universidade, que toma a educação como prática social integrada à luta pela terra e reforma agrária. Reflexão sobre importância da formação técnico-profissional da juventude camponesa numa perspectiva que ultrapasse a formação tecnicista e conteudista.

Biografia do Autor

Evandro Costa de MEDEIROS, Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba - PPGE UFPB

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal da Paraíba. Possui Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002) e graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (1998). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - UNIFESSPA, lotado na Faculdade de Educação do Campo, no Campus de Marabá. Ocupa a função de Diretor de Ação Intercultural, na Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis - PROEX/UNIFESSPA. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação do Campo, atuando principalmente nos seguintes temas: movimentos sociais e educação, educação do campo e currículo. Atua também como diretor e produtor de filmes documentários, focando questões sociais, manifestações culturais e educação, em destaque o filme "Araguaia Campo Sagrado" que tematiza a Guerrilha do Araguaia. Organizador do Festival Internacional Amazônida de Cinema de Fronteiras - CINEFRONT.

Downloads

Publicado

26-11-2019

Como Citar

MEDEIROS, E. C. de. PRONERA, EDUCAÇÃO DO CAMPO E A FORMAÇÃO TÉCNICO-PROFISSIONAL DE JOVENS TRABALHADORES RURAIS NO SUDESTE DO PARÁ. Tempos Históricos, [S. l.], v. 23, n. 1, p. 629–662, 2019. DOI: 10.36449/rth.v23i1.20682. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/temposhistoricos/article/view/20682. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos