PROGRAMA INTERNACIONAL DE AVALIAÇÃO DE ESTUDANTES (PISA): A CONCEPÇÃO DE LETRAMENTO E O ESTADO DA ARTE NO BRASIL

Autores

  • Marina Casaril

DOI:

https://doi.org/10.48075/rt.v12i27.14458
Agências de fomento
CAPES

Palavras-chave:

Letramento, PISA, Programa Internacional de Avaliação de Estudantes.

Resumo

O presente estudo parte de dois objetivos: o primeiro é reconhecer a concepção de letramento do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) e cotejá-la com o viés dos Novos Estudos sobre o Letramento, com base em Street (1989, 2003), Barton e Hamilton (2012) e Heath (1989), além da perspectiva de alfabetização crítica de Giroux (2011) e Freire (2006, 2011). Nosso segundo propósito é verificar o estado da arte do PISA, considerando sua relevância internacional, a fim de perceber o que já foi pesquisado e as lacunas que ainda podem ser preenchidas nos estudos em que o PISA é o objeto de pesquisa.

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Publicado

11-10-2016

Como Citar

CASARIL, M. PROGRAMA INTERNACIONAL DE AVALIAÇÃO DE ESTUDANTES (PISA): A CONCEPÇÃO DE LETRAMENTO E O ESTADO DA ARTE NO BRASIL. Trama, Marechal Cândido Rondon, v. 12, n. 27, p. 84–109, 2016. DOI: 10.48075/rt.v12i27.14458. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/trama/article/view/14458. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Temas Livres